Ajuda pérola. Link vakinha: https://www.vakinha.com.br/2934695

Pérola é uma Golden de 4 anos e meio. Sempre teve uma vida muito ativa, ama brincar com bolinhas e é muito inteligente!

Na metade do mês de maio começamos a perceber que ela começou a emagrecer bastante, ter vômitos e diarreias.

Levamos ao Veterinário onde foram feitos exames de sangue e ultrassom. Pelo ultrassom foi verificado que ela estava com bastante líquido solto no abdômen, o que não é normal.

Foi no dia 15 de junho que ela passou por uma drenagem para fazer a retirada desse líquido. Tomou anestesia geral e precisava ficar no soro para repor um pouco de líquido que ela perdeu, porém ficou bastante agitada e precisou vir pra casa.

Ela precisaria repetir o ultrassom após a drenagem, pois o líquido contido no abdômen estava atrapalhando a visualização.

Dois dias depois da drenagem voltamos ao Veterinário e ela já tinha retido mais um pouco de líquido. Fizemos o ultrassom e foi constatado que o tamanho do seu fígado estava menor e sem a coloração devida.

Começaram as suspeitas de “Shunt portcistemico”, porém essa é uma doença que o animal nasce com ela e costuma aparecer no primeiro ano de vida. Pérola já tem 4 anos e meio e só agora veio manifestar. Começaram os exames e investigações. Foram receitados vários remédios para um controle.

Pérola estava se saindo bem com dieta específica a base de legumes, carboidratos, ovo. Porém na noite de sábado para domingo ela começou ficar bastante agitada, andando de um lado para o outro, descontrolada, batendo nos móveis da casa, não ficava deitada. Isso se arrastou por toda a madrugada! Entramos em contato com o médico veterinário dela e entramos com uma medicação para que ela se acalmasse e dormisse. Ela estava tão exausta que essa medicação fez efeito de 24h de sono profundo. No dia seguinte fomos ao Veterinário e ela ficou internada! Precisou passar por mais uma cirurgia de drenagem, pois já havia acumulado mais líquido no abdômen.

Foi constatado que ela entrou em um quadro neurológico.

Fez mais alguns exames e foi constatado o problema no fígado. Estamos com muitos medicamentos para controlar e não voltar a ter esse quadro neurológico agravado.

/r/rpg_brasil Thread Link - i.redd.it