Ancaps do sub, não existe uma maneira eficiente de legislação e justiça sem o Estado. Change my mind

Isso que discordo. Se você tem intenção criminosa, o IDEAL seria você se filiar a uma dessas. De preferência se conseguir juntar uma quantidade razoável de poder em uma dessas, de forma que não seja viável um conflito contra ela.

Daí seria uma criminosa contra todas as outras que lutam contra criminosos. Naturalmente ela seria destruída.

E aqui entramos em um entrave; você acha que tudo se reduzir a propaganda, imagem e boicote funciona. Eu não acho que tudo se reduzir a propaganda, imagem e boicote funciona. Se tudo está baseado nisso, iremos discordar pq o axioma base do seu sistema é que isso funciona.

Acho que funciona, sim. É o que tem funcionado no sistema dos amish, dos menonitas e de algumas comunidades de judeus ortodoxos. Acho que o que discordamos é da dimensão que o boicote, a imagem e a propaganda podem chegar.

Então, se um país poderoso invade o outro e não vale a pena pra ninguém fazer nada; no anarcocapitalismo o cara poderoso poderia te aleijar e não valer a pena pra ninguém fazer nada?

Vc provavelmente teria a sua agência seguradora de direitos. Se ela nem ninguém conseguir te proteger, acho que seria exatamente como é hoje quando um criminoso entra na sua loja e te dá um tiro, refugiando-se depois em alguma comunidade dominada por traficantes -- cuja pacificação mesmo já é uma façanha.

Hoje o Estado já pode penhorar os seus bens e te sacanear de tudo que é forma, e vc não pode fazer nada. Qualquer um que converse frequentemente com empresários (de preferência o pequeno e o médio) sabe como funciona a "justiça" brasileira. Essa "gangue" criminosa já existe hoje.

Usando o Brasil de exemplo, uma "agência de justiça" (na verdade uma agência militar) financiada pelas 100 maiores empresas exportadoras do país seria impossível de ser atacada.

Hoje muitas empresas só têm o poder que têm por causa da regulamentação que as privilegia. No anarcocapitalismo, o poder começaria a ser descentralizado. Essas "100 maiores empresas" começariam a competir diretamente com as "100 maiores empresas" de algum outro país, por exemplo.

Porém tudo isso são apenas conjecturas. Se o anarcocapitalismo algum dia fosse implementado, ele certamente não seria implementado no país inteiro de uma vez só. É impossível saber a abrangência da competição.

As empresas também, provavelmente, seriam competidoras entre si. Só no ramo da tecnologia e da celulose tem várias hoje no Brasil, assim como construtoras, etc. Provavelmente teriam ideias e concepções de leis ideais diferentes. Se essa agência seguradora de direitos fosse imoral, ela passaria a ter muitos inimigos; rapidamente a abrangência dela diminuiria.

Supondo que tudo fosse ideal da maneira que vc disse, é possível sim que formassem uma única empresa. Seria como um Estado renascendo -- a não ser que a abrangência do anarcocapitalismo fosse maior e englobasse várias outras empresas concorrentes de outros países. Tudo depende do quão longe o anarcocapitalismo chegaria.

Um exemplo claro é a guerra do Iraque

Sim. A resolução 1441 da ONU é um exemplo da diplomacia entre partes com poderes descentralizados. Ocorrem erros? Pode ser, sim. No nosso modelo também ocorrem erros.

/r/brasilivre Thread Parent