Artigo de opinião de Mariana Mortágua: "Turismo, oportunidade ou maldição?"

ninguém falou em aumentar os preços, baixos, do turismo, mas aumentar o imposto sobre o imposto local.

os impostos sobre o alojamento local são estupidamente baixos, e mesmo assim, o valor pago pelos turistas aumenta dia após dia, que tem a contrapartida de aumentar e sufocar os preços do alojamento permanente, que é ridiculamente alto, em comparação.

qual é a justificação de um turista pagar menos de imposto para dormir em Lisboa do que um residente permanente, que ainda por cima paga outras impostos para o fazer?

ninguém falou em aumentar discriminar os turistas face ao residentes... antes pelo contrário, só queremos que paguem o mesmo.

mesmo que aumentes o imposto local, Lisboa e Porto (que basicamente, são o assunto em questão), irão continuar a ser cidades ridiculamente baratas... e o cerne da questão é que os trunfos de Lisboa, Porto e Portugal em geral reside no seu dinamismo de bairro, a comida e bebida (que resulta desse dinamismo muito bairrista), o facto de ser a única capital europeia que ultrapassou 2 guerras mundiais sem ser destruída, etc etc

se retirares os residentes permanentes do centro da cidade, achas que os turistas vêm cá fazer o que? ver o CCB, o museu dos coches e de arte antiga, torre dos clérigos e a ponte dom luís... não estou a menosprezar nenhum destes elementos, simplesmente eles não são o trunfo que neste momento sustenta o turista em torno de Lisboa e Porto.

/r/portugal Thread Parent Link - jn.pt