Bebés do ano: Thomas, Sanyam e Aariz foram os primeiros a nascer em 2023

Não acho que seja um problema que alguns bébés estrangeiros, com nomes estrangeiros nasçam em Portugal. Eu mesmo sou emigrante, meus pais foram emigrantes e os meus filhos nascidos no estrangeiros têm nomes "internacionais" ( mas que são usados em Portugal ).

O problema é a descaracterização do país, tanto a nível étnico como cultural.

É verdade que a cultura de um país não é algo imutável, no entanto existem culturas e "culturas". Acho que todos concordamos que a cultura Europeia é superior à cultura do Qatar por exemplo. Se por um acaso importássemos carradas de gente do Qatar, achas que isso não teria impacto na cultura portuguesa?

Será que a cultura Brasileira onde a sexualização ocorre desde tenra idade, a violência e pouco apreço por algo mais erudito em geral é algo que queremos importar e invariávelmente incorporar como algo nosso?

Será que queremos importar e incorporar a cultura Africana, que tem como grande produto de exportação o Twerking ?

Será que queremos importar e incorporar os hábitos do Paquistão?

Esse impacto seria positivo? Penso que não, dado os exemplos do que se passa em outros países onde houveram processos semelhantes ( Suécia, Inglaterra, França ).

Pensar só na vertente económica e dizer " precisamos de quem pague a segurança social " é uma falácia. Importar enormes quantidades de pessoas tem consequencias.

Eu não sou contra imigrantes ( eu mesmo sou um ), mas há que ter peso conta e medida.

E há que importar gente de países onde o "nível civilizacional" seja igual ou superior ao nosso, não pior.

/r/portugueses Thread Parent Link - cnnportugal.iol.pt