Bolsonaro fará guerra aos pobres

Eu concordo em parte com algumas coisas. Não vejo problema em incentivar a economia a curto prazo, afinal estamos em uma recessão muito grande (sim o PT tem ampla culpa nisso) e precisamos de algumas medidas imediatas pra crescer o país

O Brasil faz isso desde sempre, é o bom e velho pulo de galinha... isso tem que parar.

O problema é que o custo de aquecer a economia agora tem que ser pago depois, e sai muito caro.

Baratear o crédito artificialmente muda o jeito que as pessoas usam esse crédito, pensa na economia como recursos... uma pessoa pede 100 mil em crédito pra construir uma casa, ela nao ta apenas gastando 100 mil reais imaginarios, ela ta gastando tijolos que poderiam ser usados em outro lugar.

O que isso significa? Imagina que o crédito é 10% ao ano... isso significa que voce precisa investir em algo que de mais de 10% de retorno ao ano pro investimento ser viavel.

Quanto mais caro os juros mais produtivo tem que ser o investimento... se voce abaixa os juros artificialmente investimentos menos produtivos começam a disputar recursos com investimentos mais importantes. O povo começa a comprar tijolos que poderiam ser usados pra construir um hospital pra fazer uma churrasqueira.

Juros é uma coisa muito séria, ele define onde os recursos serao investidos... juros baixo significa que existem muitos recursos disponiveis e voce pode construir uma churrasqueira, juros alto significa que existem poucos recursos e é melhor guardar os tijolos da churrasqueira pra fazer algo mais produtivo.

Jogar os juros pra baixo significa que voce vai ter um boom de consumo que vai aparentar crescimento economico, o problema é que uns anos depois voce percebe que agora voce tem varias churrasqueiras e nenhuma escola... o dano é gigante pois ele destroi os recursos que seriam usados para investimentos produtivos fazendo com que as pessoas consumam bens menos importantes pra economia. Ele é o motivo do pais nunca sair do lugar, todos os recursos sao consumidos ao inves de ficarem disponiveis para serem investidos.

/r/brasil Thread Parent Link - 1.folha.uol.com.br