Brazil’s Rising Turbulence - The New York Times

But the solution must not be to undermine the democratic institutions that are ultimately the guarantors of stability, credibility and honest government.

Que motivo o povo tem pra ter esse tipo de apreço pelas santíssimas instituições, as quais supostamente deve-se preservar a todo custo? Num país em que, dos 100 anos do século XX, 41 foram de ditadura?

É o tipo de postura que é, por definição, arbitrária, artificial e conveniente. Como conservador, digo que é a forma mais imbecil de conservar algo. Status quo pelo status quo. Curiosamente, é o tipo de atitude que necessariamente teria de ser contrária à independência dos Estados Unidos do NYT. Ou à nossa, ou qualquer ruptura com o que já foi estabelecido.

É o argumento que poderia ser usado para defender qualquer um dos regimes que o Brasil já teve, ou qualquer uma das 8 constituições. Eles fecham o editorial falando justamente em estabilidade, credibilidade e governo honesto.
Concordo, sou a favor da democracia, mas um povo com gerações, vivas ou não, que passaram pelo que o país passou, não tem motivo pra achar que as instituições brasileiras atuais, da forma que são, garantem coisa alguma.

Inevitável notar, também, que as instituições são sempre citadas de forma vaga. No máximo, alegam perigo à democracia. Ora, há coisa mais democrática do que o poder de tirar o mandato de um membro do Poder Executivo? Existe "golpe" quando se faz valer a vontade da maioria? Se quem for colocado no poder se virar contra os que o elegeram, é democrático forçar a população a ser vítima dessa traição e do estelionato eleitoral?

Enfim, não houve processo que levasse a um apreço da população por "instituições" sagradas a serem defendidas. Muito menos houve necessidade, e isso não é culpa coletiva ou de ninguém, é resultado das rupturas e do processo histórico brasileiro.

Não que eu esteja clamando pelo fim de qualquer instituição que seja, mas com tantos maus exemplos (nossa suprema corte sendo o pior deles), não há instituição valiosa o suficiente pra que se coloque à frente da vontade popular.

/r/brasil Thread Link - nytimes.com