Como os nordestinos 'inventaram' o Sul do Brasil - BBC News Brasil

Só complementando: Sacramento, Rio Grande e Santa Catarina foram criadas para dar suporte a imensa rede de contrabando que Portugal tinha na América do Sul.

Colônia do Sacramento era o posto avançado, o resto era suporte. Depois que Sacramento foi entregue aos espanhóis, Rio Grande passou a ser o centro desse contrabando.

Eles traziam produtos, furando o monopólio da coroa castelhana na entrada de produtos na colônia, e trocavam por prata dos andes. Quando Sacramento foi entregue aos espanhóis, o contrabando também passou a envolver massivamente o desvio de animais, que eram trazidos das terras espanholas para o Rio Grande do Sul e vendidos em troca de mercadorias importadas.

O volume total desviado era absurdamente alto, sendo a origem de muitas fortunas no Rio de Janeiro, Portugal e Rio Grande do Sul.

Isso só começa a mudar no século XIX, com a abertura do portos. Até então, não tinha nem alfandega na região. O governo sabia que o contrabando era positivo e não tava muito interessado em fiscalizar.

/r/brasil Thread Parent Link - bbc.com