Enquanto no Brasil a conta de luz sobe, na Alemanha cai abaixo de zero e consumidores poderão ser pagos para usar energia

Imagina que voce ganha um "Vale Hamburger".

Aquele Vale Hamburger tem valor pois ele é lastreado em um hamburger, o hamburger nao tem "lastro", ele tem valor em si próprio pois voce pode comer o hamburger, ele é o lastro.

Um Vale Camiseta, a mesma coisa, o lastro do "Vale Camiseta" é a camiseta, mas a camiseta não tem lastro, ela é um produto do mundo real, existe demanda por ela, voce pode vestir ela, ela é o lastro.

O ouro é a mesma coisa. Voce tem um "Vale Ouro", o lastro desse vale é o ouro.

Entre todos os produtos que existiam o ouro e a prata foram progressivamente sendo escolhidos como moeda de troca por causa de suas propriedades naturais. Um hamburger pode estragar, um vale camiseta é complicado, é uma camiseta da china ou uma camiseta da Calvin Klein?

O ouro nao estraga, ele é sempre igual, nao existe ouro de marca boa e ouro de marca ruim, ele é extremamente raro, enfim, devido as suas propriedades ele foi sendo escolhido como moeda de troca pelas pessoas, mas antes de ser uma moeda de troca ele era um produto normal, como um hamburger ou uma camiseta.

/r/brasil Thread Parent Link - xapuri.info