[ESTADO LAICO?] Proposta de 93, PEC 171 aprovada pela CCJ da Câmara se baseia em trechos da Bíblia para pedir a diminuição da maioridade penal

Não estou falando que se deve ter leis baseadas em religião, mas que é um argumento válido quando a lei se trata de questões morais já que estão em boa parte das leis e da cultura.

  1. Essa frase aqui tá mal escrita.

  2. Acho que toda lei se trata de questões morais, não?

  3. Nossas leis não estão baseadas na Bíblia. Homicídio é crime por uma questão kantiana, não porque Deus fica triste quando uma pessoa mata outra. Por um acaso simultaneamente temos uma lei contra o homicídio e Deus fica triste quando uma pessoa mata outra, mas uma coisa não origina a outra.

  4. Você está falando sim que leis deviam ser baseadas em religião. Não em sua totalidade, mas você acha que a religião serve como (parte da) base. Tenha orgulho dos seus princípios, por mais anti-democráticos que eles sejam, fale "leis deviam ser baseadas em religião". Só deixe claro que elas não devem ser totalmente baseadas em religião, só uma parte. Tipo, sei lá, 12%.

  5. Acho que é isso, espero não ter esquecido mais nada.

Se tirar a questão moral, na prática, não tem diferença entre aquele que tem 17 anos e 11 meses daquele que tem 18.

A diferença não tá na questão moral, tá na questão prática (um aspecto muito importante da lei por sinal). Tem que ter um limite em algum lugar, se não fica tudo relativo demais.

Além do quê eles não querem diminuir a maioridade penal pra 17 anos e 11 meses, estão?

Estou falando sobre moral: não matar, não furtar, não mentir, não cobiçar... Sobre o bem e o mal.

"O bem e o mal" é uma forma bem preto-e-branca de ver as coisas, e governo nenhum devia se basear nisso.

/r/brasil Thread Parent Link - brasilpost.com.br