Falha no WhatsApp: pesquisadores dizem conseguir alterar conteúdo de mensagens

Parte disso não é uma falha e sim uma funcionalidade do WhatsApp e de outros aplicativos, como o Signal: qualquer um pode falsificar as mensagens de qualquer outro para assim elas não poderem servir de prova contra ninguém.

Na teoria isso funciona até bem: quem recebe e quem envia tem uma chave que os dois conhecem e assim qualquer um pode enviar mensagens com o nome de outro. Exemplo: Alice e Bob estão conversando, se Bob falsificar uma mensagem de Alice ela não se importará pois ela sabe o que ela disse. E se Bob mostrar para Carlos a mensagem falsificada da Alice ela pode dizer que qualquer um que usa aquele aplicativo pode falsificar mensagens dos outros e com isso a mensagem de Bob não pode ser usada contra ela.

Só que na prática isso não funciona: a única forma de usar essa funcionalidade no WhatsApp (e provavelmente no Signal e outros aplicativos) é usando a ferramenta criada por esses pesquisadores. Por causa disso todo mundo assume que não é possível falsificar mensagens dos outros e que mensagens enviadas podem ser usadas como prova.

/r/brasil Thread Link - olhardigital.com.br