Hoje o Canadá legalizou a maconha. O que o Brasil acha disso?

Eu disse que era complicado :) Cada província/território (não temos estados, temos províncias e territórios) tem a liberdade de definir suas próprias leis em relação à comercialização. Vou explicar como as coisas funcionam em Ontario:

Em Ontario, bebida alcoólica de qualquer tipo é regulada pelo Liquor Control Board of Ontario - LCBO. Até uns meses atrás, TODA E QUALQUER BEBIDA ALCOÓLICA só podia ser vendida em lojas do governo, a LCBO ;), ou a Beer Store (que é um esquemão muuuito feio e complicado da indústria cervejeira). Meses atrás liberaram a venda de cerveja, e exclusivamente cerveja, em alguns supermercados. O resto você só pode comprar na LCBO mesmo.

Dito isso, quando anunciaram a legalização da maconha ano passado, o governo de Ontario, então Liberal, anunciou um modelo similar para a venda de maconha - somente lojas do governo e um monte de regras. Inicialmente haveriam apenas 4 lojas na província INTEIRA. Imagina 4 lojas de maconha em todo o ESTADO DO RIO ou algo assim. Pois é.

Daí houveram eleições provinciais em Junho e o partido Conservador levou de lavada. Tenho todas as restrições possíveis aos conservadores e especialmente ao premier, o Doug Ford, MAS, é importante notar que uma coisa decente foi feita: eles reescreveram a política de maconha pra Ontario. Agora lojas privadas podem obter licenças do governo para vender (isso deve sair até Janeiro), diferente do modelo anterior, e o uso público também foi relaxado. A venda online, no entanto, continua sendo legalmente restrita à OCS (http://ocs.ca), que foi lançada hoje.

Portanto, é um conceito misto - vendas pela loja do governo online, e vendas em lojas físicas privadas licenciadas.

Isso é similar ao modelo de bebidas, em que bares e restaurantes precisam de uma licença do governo (Liquor Licence Board of Ontario) para servir bebidas alcoólicas, e os garçons precisam ter algum treinamento para servi-las, ou o bar/restaurante é fechado. Pedem sua identidade antes de te servir bebida se você tem cara de pirralho, e eu, com quase 40 anos, fui barrada porque não estava com minha identidade na carteira. Momentos surreais.

Então é isso. Espero ter clarificado.

/r/brasil Thread Parent