Lula foi quem polarizou o Brasil, diz criador do Vem Pra Rua no 'Roda Viva'

Eu mais ou menos concordo, mas não acho que ele tenha feito de propósito e nem pelas razões apresentadas pelo entrevistado. Nem sei se o Lula foi o principal responsável ou foi o PT todo como partido. O fato é que o PT cometeu um erro estratégico nas eleições de 2006 com o lema "deixa o homem trabalhar". Os resultados daquilo cresceram até hoje.

A mídia nunca nutriu lá muitos amores ao PT e parte da população também não, por uma série de fatores. A Veja era até então bem "calma" e pontual nas críticas ao governo e o máximo que tinha de crítica feroz vinha do Diogo Mainardi que mais me parecia um aspirante a comediante que um comentarista político. Ignorar o mensalão deu um gás danado pra figuras que não gostavam do partido.

Lula cometeu uns deslizes até 2006 mas com o benefício de olhar no futuro nenhum foi ruim comparado a ter ignorado o mensalão. Todos os outros deslizes foram esquecidos, ou alguém ainda usa Larry Rohter ou chama o substituto do antigo Sucatão de Aerolula como argumento político contra o PT? Ninguém lembra mais disso.

Acho que a maneira que o PT tratou o mensalão foi que começou a tirar eleitores do partido e fortaleceu seus críticos. Os partidários do governo então começaram uma contraofensiva que dura até agora como uma espécie de guerrinha ideológica com os anti-PT. Não acho que foi a única causa mas penso que contribuiu bastante para o que veio depois.

O PT levou 2002 fácil depois que FHC fez algo bem parecido com o que Dilma fez pra ser reeleita. Fingiu que a economia estava numa boa pra ganhar a reeleição em 98 quando sabia que não estava. O governo fez uma barbaridade com suas próprias finanças pra manter a popularidade do presidente em alta. Resultado é que FHC foi reeleito em primeiro turno. Virou um presidente extremamente impopular meses depois.

Com isso, as críticas do PT contra as privatizações e as acusações de que houve compra de votos para a emenda de reeleição colaram pro eleitor médio. O Serra nem citou FHC na campanha de 2002, por exemplo pra evitar se desgastar com isso mas os outros 3 principais candidatos jogavam isso na cara dele esporadicamente. Eu sempre gosto de lembrar que o PT ganhou o segundo turno de 2002 em todas as regiões e praticamente em todas as classes sociais, e jogou isso pelo ralo em 2006.

/r/brasil Thread Link - noticias.uol.com.br