O que acham os redditors que votaram no PCP e no Bloco sobre este aumento de impostos?

Eu nem falei no Fed nem nada, pois não?

Falaste, mas disseste algo tão fora da realidade que eu decidi nem sequer comentar, mas já que insistes. Sim, de facto o Fed, tal como outros bancos centrais tentaram desesperadamente manter a economia mundial à tona. E fizeram isso injectando dinheiro nos mercados. Até aqui tens razão, quanto à parte de isso ter resolvido o problema é que estás completamente enganado.

Os bancos estavam tão assustados com o que se estava a passar que em vez de introduzirem o dinheiro na economia através de empréstimos às empresas, etc. eles estavam a ficar com o dinheiro todo para eles próprios na esperança de conseguirem aguentar o barco. Como podes tu mesmo confirmar. E mesmos os investidores quase que abandonaram por completo os mercados preferindo investimentos mais seguros, como por exemplo o ouro.

Os outros países estavam na bancarrota? À excepção da Grécia, não estavam, só Portugal é que estava.

Portugal estava na bancarrota porque estava efectivamente impedido de se financiar no mercado normal. Quando te pedem 7% de juros por um empréstimo, és obrigado a dizer que não mesmo quando precisas do dinheiro. E o Sócrates foi adiando, adiando, a ver se a coisa passava. E claro, só pediu ajuda quando ficou claro que Portugal não ia voltar a ter acesso aos mercados e já não tinha dinheiro para fazer face às despesas.

Isto não aconteceu porque o Sócrates tinha gasto o dinheiro todo como queres afirmar. Aconteceu porque o Sócrates deixou de ter quem emprestasse dinheiro ao governo Português a taxas comportáveis. São duas situações bem diferentes. Se o Sócrates tivesse pedido ajuda mais cedo, como devia, não tinhas chegado a esse ponto.

A questão da pressão é relevante porque o meu argumento é precisamente o de que essa pressão, esses juros elevados que nos levaram a ter que pedir ajuda aconteceram porque os mercados não estavam a agir racionalmente. E uma óptima maneira de perceberes isso é comparares a nossa situação com outros países semelhantes, como por exemplo a Itália, que como nós tinha um crescimento anémico nos anos anteriores à crise e uma dívida maior do que a nossa em percentagem do PIB, e no entanto os mercados não lhes exigiam 7% de juros. Consegues justificar a discrepância?

A razão é simples. Era a Itália. A quarta maior economia da Europa, valia 10 vezes mais do que nós. A UE nunca iria deixar a Itália cair porque isso seria o fim da economia europeia durante décadas... já Portugal... não havia garantias. E sem garantias, o risco aumenta, e os juros sobem. Só para que saibas, ainda hoje, a dívida da Itália em percentagem do PIB é maior do que a nossa.

Mais uma vez a deturpar factos. O FMI nunca disse que não precisavas de austeridade. (...) Só muita desonestidade intelectual para que quando admites erros na aplicação de medidas isso implicar que nunca deverias ter aplicado medidas.

E eu alguma vez disse que não era preciso? Onde é que eu escrevi que não era preciso austeridade e podíamos continuar a gastar livremente? Era obvio que a nossa situação era a médio-longo insustentável e que teríamos que reverter o curso, nunca neguei isso, mas não é isso que estamos a discutir.

O que estamos a discutir é se, naquela altura, e dadas as condições e a situação em que Portugal se encontrava, se a subida dos juros era justificada ou não, se o risco que os mercados assumiam para Portugal estavam a ser bem calculados ou não, e se fomos obrigados a ter que pedir ajuda porque era realmente preciso ou não. Eu acho que não.

E a culpa disso é de quem? Achas que é da Direita?

Então a dívida das PPPs é da culpa do Sócrates e o negócio da TAP que envolvia precisamente a mesma filosofia, com o Estado a ter que ficar fiador de 250 milhões de euros, e aí a culpa já não é do Passos? E acusas-me a mim de desonestidade intelectual?

/r/portugal Thread Parent