O que vocês acham do culto a imagem e se comparar nas redes sociais?

Olha, isso não é algo novo, só pensar nas estátuas gregas ou nas joias que a nobreza sempre usou. A diferença é que isso se expandiu de uma maneira muito generalizada e invadiu a casa das pessoas. E isso não foi algo natural, isso é um projeto intencional. Tem gente incentivando e ganhando com isso, nós somos só gado nessa história.

Um século e meio atrás, a pessoa comum tinha um único sapato artesanal que ela usava para tudo, o corpo ideal era o que ela conseguia comer e trabalhar. Não existia o sonho de comprar um tênis que custa o preço de 10 outros tênis por causa de uma logo nele. Isso é algo que foi inventado com muito trabalho e intenção após a revolução industrial.

Nós somos seres que procuram entender padrões desde pequenos, e isso é utilizado contra nós. O capitalismo cria mercados, cria necessidades. Um claro exemplo disso é o pelo na axila feminina. Para quem está vivo hoje em dia parece algo comum as mulheres depilarem a axila, quase natural, sendo que isso é uma invenção moderna que se popularizou no último século, apenas um mercado a mais no qual viram a oportunidade de lucrar.

Só que saber disso não significa que você simplesmente vai parar de estranhar o pelo. Pior que isso, a pressão social ao seu redor e o fato de querermos ser atraentes para os outros faz com que seja ainda mais difícil nos desvencilhar dessa mentalidade. A verdade é que essa porra toda é nociva sim e fode com as pessoas em vários níveis. Junto com isso vem várias mentiras, como o sonho de ser rico, de ter o corpo perfeito, de frequentar as melhores festas, comer as melhores porcarias gastronômicas e assim em diante.

/r/conversas Thread