O século XXI não será fascista. Será outra coisa, que desconhecemos | PÚBLICO 29 Anos

É muito mimimi essa história de que as democracias estejam correndo perigo.

Essa idéia é ridícula, veja os fatos:

Nunca houve na história humana tanta gente vivendo sob regimes democráticos liberais. O laranjão do tuíter tá muito, muito longe de ser uma ameaça à democracia americana. O bando de retardados da família Bozo tem muito que aprender antes de ser capaz de levar o Brasil de volta à ditadura. Nunca a Venezuela, Turquia, Polônia, Rússia, Bielorússia ou Hungria foram alguma vez uma democracia relevante e a democracia não perde nada se eles voltarem às trevas de onde talvez nunca queiram ter saído.

Além disso, está mais que óbvio e escancarado que cleptocracias autoritárias são péssimos gerentes. Exemplo: Tercep Erdogan, Nicolas Maduro, Vladimir Putin e Lukashenko estão arrebentando com a economia dos países deles.

Vários blocos democráticos estão germinando, crescendo e florescendo. O mais promissor deles parece ser o dos países da Parceria Trans-Pacífico (Japão, Austrália, Canadá, México, Chile, Malásia, Vietnã, etc). Nunca na história humana houve tanto comércio internacional e, em parte por causa disso, guerras entre nações nunca estiveram tão raras na história humana. Nenhum país é estúpido de entrar em guerra com um vizinho quando esse vizinho é um cliente ou fornecedor de produtos importantes.

A China é uma ameaça? Talvez, mas é muito cedo para se dizer isso. A guinada autoritária deles é muito recente, o Xi Jiping só começou a mostrar as garras faz 3 anos. E não se esqueça, a história da China está cheia de épocas de calmaria que explodiram em genocídios monumentais e catastróficos.

/r/brasil Thread Link - publico.pt