Até onde é possível ser autodidata?

Até onde a sua inteligência e disciplina permitir, apenas. O que uma faculdade oferece é duas coisas: uma miríade de profissionais qualificados no ensino e na pratica da coisa, que vão tornar o entendimento daquilo mais acessível do que se você lesse um text-book(ou vários) diretamente. Ela torna o corpus de conhecimento mais fácil de digerir primeiro; segundo, ela 'padroniza' a disciplina requerida; te dá meta de horas, meta de notas e um grupo de pessoas passando pelo mesmo desafio que você, nos quais você pode se espelhar se necessário e, fazendo amigos nesse grupo de pessoas, usar essas relações pra te motivar(não ficar pra trás etc).

Tudo isso torna mais fácil se qualificar numa area e é principalmente por isso que o mercado de trabalho 'cobra' diploma, porque tem menos risco de que candidato seja um incompetente se ele passou por todo esse processo com toda essa ajuda.

Mas é absolutamente possível adquirir qualquer corpus de conhecimento sem ensino formal, apenas não pra qualquer pessoa.

Vou deixar aqui um diagrama retirado de um estudo famoso da psicóloga americana Linda Gottfredson acerca da expectativa profissional e de life outcomes por faixa de QI:

https://imgur.com/AyAiOQw

Você vê claramente que 'college potential' tem requisitos mais modestos do que 'gathers and infers own information' e que depois de certo ponto a faculdade tem pouco pra oferecer e é provavelmente insuficiente pra gente muito inteligente.

Obvio que se você quiser aprender a fundo um assunto complexo você não vai estudar pela mídia social, mas vai na realidade ler dezenas de livros sérios sobre o assunto. Não importa a area que for, youtube nunca vai te preparar tão bem como uma faculdade. A galera que acha que tá virando programador assistindo youtuber tá fodida, não vira.

/r/brasilivre Thread