Os preços dos produtos de um supermercado no ano de 2000

O problema não é só brasileiro. O estudo de economia hoje é distorcido para justificar políticas públicas.

O exemplo mais gritante na minha opinião é a inflação.

Inflação é basicamente um imposto. O governo imprime dinheiro pra pagar as contas, a quantidade de dinheiro na economia aumenta, os preços das coisas sobe, o povo perde poder de compra e fica com a conta.

O governo tira poder de compra da população pra pagar suas despesas ou dar empréstimos pras empresas amigas. É basicamente um imposto bem escondido e difícil de perceber.

Hoje em dia a ideia de que inflação é bom e deflação é ruim foi tão propagada que as pessoas nem dão bola mais quando o governo literalmente falsifica dinheiro (imprime mais sem lastro) pra pagar as contas, é normal, é até bom pois mantem a terrível "deflação" sob controle. Ninguem para pra pensar sobre o assunto também.

E como o governo justifica isso? Simples, apresenta um cenário pela metade. Mostra que no Japão, por exemplo, existia deflação e desemprego, dessa forma deflação causa desemprego e deve ser combatida, certo? Só que não se comenta sobre todas as cagadas que o governo fez na economia japonesa na década de 80, só se fala da deflação dos anos 90.

Economia hoje é um jogo de meias verdades, é muito fácil falar uma besteira sobre economia, mas você precisa de horas de explicação para desmentir a besteira falada em 5 minutos.

Olha quantos mitos existem, besteiras que foram inventadas pra justificar políticas públicas:

  1. Inflação controlada é bom, deflação sempre é ruim
  2. Moeda forte é ruim para a economia, o governo deve intervir para desvalorizar a moeda
  3. Falências são ruins
  4. Protecionismo é necessário para incentivar a indústria nacional
  5. Gastos públicos incentivam a economia
  6. As máquinas vão acabar com os empregos de todo mundo! (essa é tão velha que é impressionante que ainda falam sobre isso)

E vários outros...

isso é tudo balela, cada coisa dessa é mentira, mas exige horas de explicação pois o povo em geral não sabe nem o que é dinheiro... como você discute economia com alguém que não sabe nem como se cria o dinheiro, o que é, o que representa?

Você fala algo como: "Se os preços caem as pessoas param de gastar, o que faz os preços cairem mais ainda, e as pessoas gastam menos ainda, entrando em uma espiral deflacionária que destrói a economia".

Parece certo, parece bem lógico nesse contexto exposto. O problema é que essa situação mostra só metade do cenário e precisa de horas de explicação para desmentir.

Outro exemplo é 1929, todo mundo fala do crash como se fosse uma falha do "capitalismo", mas ninguem comenta das intervenções que o governo fez nos anos anteriores e causou a crise.

Não foram os incentivos naturais do mercado que geraram todos os investimentos errados e causaram o crash de 1929, foram as injeções de liquidez que o governo americano fez para "incentivar a economia" entre 1921 e 1929.

Conhecer as histórias pela metade é regra nas universidades do mundo todo. O único jeito de aprender é se desapegar das coisas que você acha que já sabe e ir lendo e procurando fontes variadas, pensando sempre por conta própria.

/r/brasil Thread Parent Link - campograndesantos.files.wordpress.com