Pergunta sobre as eleições e como vocês escolheram seus candidatos

sempre começo escolhendo pelos partidos que posso votar. avaliando quais tem alguma afinidade ideológica (ou representam partidos que abrem possibilidade de disputa). isso significa tirar 60~80% dos partidos, considerando que sou de extrema-esquerda.

depois de ter escolhido os partidos, avalio quais as opções. tipicamente deputado eu faço muito uma escolha ideológica. alguém que represente uma pauta de maior interesse. para mim, é educação ou direitos humanos.

já senado, procuro uma representação forte do estado. em geral, alguém que tenha um histórico de luta pelo estado. mas já fiz também a escolha por algum alinhamento ideológico, quando não havia essa pessoa.

eu costumo fazer a escolha por deputado e senador a partir do histórico político (quando o candidato já vem de alguma legislatura ou função do executivo -- basta procurar notícias ou votações/propostas realizadas), ou do histórico da vida profissional (função e ações ou grupos associados/que representa).

minha escolha para governador e presidente costuma se basear especialmente no projeto cadastrado no TSE/TRE. identificando aquelas que representam ideias próximos aos meus, além da vida pregressa do próprio candidato e do grupo político. claro, partido dos candidatos que estão entre os partidos que me interessam.

esse ano é que devo fazer uma escolha um pouco diferente para a presidência, não focando tanto em programa, mas em conjutura, algo parecido com o que fiz em 2018, mas ainda escolhendo a partir dos partidos que representam algum grau de alinhamento ideológico.

como tenho alinhamento com algums movimentos e grupos sociais, por vezes pego um candidato a deputado estadual que represente esses grupos.

mas tudo começa sempre a partir do partido.

/r/brasil Thread