[Política] Como eu descartei o socialismo

Do estado?

O estado garante na força que ninguem se atreva a quebrar a patente, a empresa banca o estado com impostos.

É uma troca de favores, um Fascismo moderno.

O maior problema do estado é que ele coopta e corrompe a iniciativa privada. O estado gera um ambiente no qual uma empresa só consegue ir pra frente se ela se vender pro governo...

Veja no Brasil, se o governo não permitir você não pode nem abrir as portas, tudo depende de uma aprovação estatal, até criar o nome da sua empresa. Ou você joga o jogo dos politicos ou você simplesmente não pode empreender.

Por isso os serviços são horríveis, o estado é tão grande que é impossível você empreender sem vender a alma, não tem como oferecer serviços decentes em um ambiente assim.

E conforme a empresa cresce mais vendida pro governo ela tem que ser, pois maiores são as imposições do estado. Uma empresa grande no Brasil, mesmo privada, sofre tanta influência política que ela é praticamente uma estatal. Veja as Telecoms, boa parte das decisões de negócio são tomadas pela ANATEL, os tipos dos planos, valores, "qualidade" do serviço, área de atuação... tudo é definido pelo governo.

Imagina você abrir um restaurante e já receber uma carta do governo escrito: "Ola, que bom que você abriu um restaurante. Você poderá trabalhar das 11:00 as 12:15 de seg a sexta, servindo apenas carne de frango pelo valor de 12 reais o Kg. A carne deve ser frita em azeite de soja. Você poderá trabalhar apenas no Bairro 1 e deverá efetuar o pagamento de 100 mil reais para comprar a licença do governo".

Super legal né? Depois vai la e reclama que o serviço das telecoms é ruim.

Por isso startups são o jeito mais eficiente de fornecer serviços de qualidade, você faz uma empresa pequena, registra ela na Finlândia, e vende serviços no Brasil usando a internet. Você mantem os parasitas o mais longe possível do seu negócio e tenta trabalhar de um jeito eficiente e oferecer um bom serviço.

/r/brasil Thread Parent