Portugal com uma linha de cinco?

Acho que um 3-5-2 seria benéfico tendo em conta a nossa falta de soluções de classe mundial na zona dos extremos à excepção do Diogo Jota.

Um 3-5-2 é uma formação com 3 centrais, 2 médios-ala com participação muito ativa no ataque a dar largura, 3 médios como se de um 4-3-3 se tratasse e 2 avançados na frente.

Os 3 centrais seriam Pepe, Rúben Dias e José Fonte, sendo que o José Fonte deve ser o do meio devido a ser mais lento, o Pepe o da direita e o Rúben Dias o da esquerda, que normalmente ocupam os flancos na primeira fase de construção quando os laterais se projetam.

Os laterais seriam o João Cancelo, o Nélson Semedo (joga a médios-ala no Wolves), o Raphael Guerreiro e o Nuno Mendes, sendo que todos beneficiaram imenso deste sistema devido à enorme propensão ofensiva que têm e a serem mais protegidos nas cavalgadas ofensivas pelos 3 centrais e o médio defensivo.

A médio defensivo, teríamos João Palhinha, Danilo Pereira ou Rúben Neves, sendo que todos poderiam ir mais à queima e cortar bolas mais acima no terreno devido à protecção do terceiro central, o que aumenta a solidez defensiva.

Na zona dos dois médios, poderíamos facilmente juntar o Bruno Fernandes e o Bernardo Silva na minha opinião. O Bernardo joga a 8 no City e tem uma capacidade de trabalho enorme em termos defensivos atualmente devido ao trabalho do Guardiola com ele e com a protecção extra atrás ainda menos risco há.

Depois na frente teríamos o Ronaldo e o Diogo Jota, que são os nossos únicos avançados de classe mundial.

Um onze possível neste esquema:

Rui Patrício, Pepe, Rúben Dias, José Fonte, Raphael Guerreiro, João Cancelo, João Palhinha, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Diogo Jota e Cristiano Ronaldo

Teríamos solidez defensiva quando fosse necessário e, ao mesmo tempo, bastante qualidade ofensiva também ao atacar com 6 jogadores (Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Raphael Guerreiro, João Cancelo, Diogo Jota e Cristiano Ronaldo).

/r/PrimeiraLiga Thread