Programadores, como foram as vossas entrevistas e primeiros dias de trabalho?

Geralmente passaram-me testes. Por vezes testes em casa, outras testes no local. Já chegaram a pedir-me para fazer conversões de base à pressão ali em frente a eles, escrever algoritmos no papel durante a entrevista, escolha múltipla, etc.

A última que fui, tive uma muito catita:


-Escrever uma função em c, sem recorrer a livrarias externas:

void ultoa(unsigned long l, char * str, int base)

Esta função converte um unsigned long l para uma string str em ascii, com a base b. Pode-se assumir que str tem espaço suficiente na memória e que b >=0 && b<=16.


Uma pergunta que já recebi várias vezes são tricky questions para testarem se eu sei que quando faço "int i;" não posso esperar o valor ser 0.

A pior que tive foi uma vez que disseram que eu teria de responder a perguntas relacionadas a ter espírito de equipa... e eu entrei um pouco em pânico porque era um emprego que eu queria mesmo e consigo responder bem às técnicas mas sempre cataloguei essas cenas de "espírito de equipa" como "fluff" e um pouco de treta, até que falei com uma amiga que é psicóloga e ela perguntou-me coisas como "tu costumas ajudar os teus colegas?" "sim" "gostas de ajudar os teus colegas?" "sim" "quando tens uma dúvida és capaz de pedir ajuda aos teus colegas?" "sim" - "então não desesperes porque tens espírito de equipa. Então na entrevista fizeram-me perguntas sobre os comportamentos que teria em situações hipotéticas de não saber coisas e assim, depois dos conselhos dela consegui responder com confiança. E depois de ter ido trabalhar para lá reparei que realmente existia toda uma atmosfera de cooperação e entreajuda entre os colegas, e eles queriam manter isso.

Nos primeiros dias, qual foi a maior dificuldade a nível de conhecimentos?

Para mim foi toda a ansiedade da incerteza de saber se as pessoas iam gostar de mim ou não, se me iriam aceitar, se estava a fazer um bom trabalho, etc. Com o tempo acabas por encontrar o teu lugar no meio das pessoas e a ver onde é que encaixas melhor.

No local de trabalho, é normal/aceite os programadores pesquisarem coisas no google?

TODA A GENTE. O que não falta é gente com o Stack Overflow aberto à minha beira.

Depois de tudo o que disse aqui, deixo por último o mais importante: Lê o livro "Cracking the coding interview", consegues sacá-lo da net se quiseres, é de fácil leitura e recomendo a 100%. Vai ser das melhores coisas que poderás fazer na tua procura de trabalho como programador.

/r/portugal Thread