Quão arriscado é usar serviços de backup e sincronização automáticos de dados?

Eu não considero o Google drive um serviço de backup. É um serviço de sincronia. Na maioria dos casos pode até funcionar como um sistema de backup, mas eu não acho que ele seja a melhor opção (google drive, drobpox, onedrive, icloud etc).

Embora eles salvem versões anteriores de arquivos modificados, ainda assim é um ponto de uma única falha. E backup não pode ser assim. Primeiro: Backups não podem modificar arquivos do seu computador para representar o backup. Se você deleta um arquivo do google drive ele vai deletar do seu computador.

Backups precisam ser isolados e redundantes. Você tem que ter o arquivo no seu pc, no hd de backup e tem que poder recuperar o backup independentemente de problemas com outros locais onde salvou.

Por exemplo. Um arquivo é deletado sem você saber, ou corrompido, ou modificado. Essa informação passará para o Google Drive e ele vai atualizar o arquivo ou apagá-lo. Existe um limite que o arquivo fica apagado ou limite de versões que você tem acesso. A primeira vista parece seguro. Tem até 30 dias com o arquivo na lixeira... Mas isso deixa de ser curto quando o arquivo dá pau e você não tem ciência disso, e só vai descobrir quando for tarde demais.

Eu tenho um vídeo que eu salvava no meu HD externo. E aí quando comecei a usar o drive eu joguei numa pasta sincronizando. Era um vídeo antigo, mas importante pra mim. Acabou que ele corrompeu e não consigo abrir ele mais. Baixo do drive e é o mesmo arquivo (com a mesma hash). Seria interessante se eu tivesse mais de uma versão dele, mas não tenho mais. :(

/r/brasil Thread