Quem nunca teve reação assim?

Esse seu comentário tá sendo aquele típico: "Eu sou foda, sei mais que os professores, professores não sabem ensinar, é assim que se ensina"

Volta e meia eu vejo um comentário desses aqui no Reddit. É foda...

Eu sou professor de inglês, e antes disso fui aluno de curso de inglês.

E ninguém me apresentou esse assunto "como se fosse a coisa mais complicada do mundo".

Os professores apenas iam apresentando alguns em cada aula e, ao poucos iam integrando no uso das aulas.

Nunca vi ninguém "ensinar" phrasal verbs até pq não tem nada pra ensinar. São expressões literalmente aleatórias que existem em inglês. Vai ensinar o que, Jesus?

O máximo que você pode fazer numa aula foi o que eu falei. Apresentar alguns dos mais importantes, mostrar que eles existem, mostrar para que servem, como eles funcionam na língua e começar a usar alguns deles nas aulas seguintes.

Seu comentário sobre os americanos não aprenderem isso...

É óbvio que os americanos não vão aprender isso na escola. Isso é assunto pra quem quer aprender a falar inglês, não pra quem nasceu no país e já sabe falar. Pelamordeus.

A maioria dos cursos de inglês hoje são bem eficientes. Se vc estudar direitinho, depois de uns 2 anos você já falando o suficiente pra se virar bem numa viagem e depois de uns 4 anos você já consegue ser fluente.

Digo isso pq em 3 anos eu já era fluente. Comecei do zero. Inclusive, no meu terceiro ano de curso eu já estava dentro do curso de Letras, tendo aula de assuntos acadêmicos em inglês e apresentando trabalho acadêmico em inglês.

Deve ter curso merda por aí, mas hoje em dia, a maioria dos cursos tem foco na conversando, as aulas são todas em inglês desde o começo, etc.

Eu dei aula em dois cursos assim (inclusive um dentro da própria federal), e quando eu tava estágio obrigatório (observar outros profs), os dois cursos de inglês que eu visitei também eram assim.

E dentro da minha experiência ensinando em cursos, sabe o que acontecia?

Os alunos interessados, em apenas 1 ano, já era capazes de manter uma conversa boa comigo (de vários minutos) e ler textos relativamente complexos. Ao mesmo tempo, os alunos que não queriam saber muito das coisas, não falavam em sala de aula, não estudavam casa (mesmo pagando curso), depois de um ano, muitas vezes mal conseguiam responder um mero "How are you?"

Inclusive, isso aconteceu enquanto eu fazia curso também. Ninguém que começou comigo conseguiu terminar. E não tinha nada de complicado. Era só ir pra aula, participar ao máximo durante a aula e fazer as atividades da semana em casa.

Aposto que vários saiam reclamando igual a vc, sendo que não existia nada de errado com o método de ensino ou com os professores.

O problema é que brasileiro (e pelo visto, estrangeiro também), tem essa mania de: "Não tô aprendendo, a culpa é do professor".

Às vezes pode até ser, se você for um aluno pobre, sem condições, que está cansando, precisa trabalhar, tá numa escola pública com o professor faltando direto, ou numa escola que só tem 1 aula de 50 min por semana, etc. Mesmo, o ensino de inglês na escola tem como objetivo te familiarizar com a língua e não ensinar a falar a língua.

Agora, aluno de curso de inglês... Esse cara não tem desculpa absolutamente nenhuma. E ficar de "mimimimi mas é o ensino"... Não, pelamordeus, não.

/r/brasil Thread Parent Link - i.redd.it