Restaurante é acusado de homofobia ao negar promoção a casal gay em SP. Estudantes dizem que desconto para casais em rodízio lhes foi negado.

A única coisa que eu pedi foi respeito.

Respeito é algo que se conquista, não algo que se exige. Quem precisa chegar a exigir respeito é porque não merece respeito algum.

e o fato é que o termo realmente causa confusão.

Exatamente. E o fato é que qualquer gay também sabe perfeitamente que o termo "casal" gera confusão, de forma que esperar que as pessoas aceitem automaticamente o significado gay da palavra também é intolerância. Ninguém tem a obrigação de dominar o vocabulário gay nem muito menos de usá-lo correntemente.

Eu até pediria comprovação com um beijo na entrada e colocaria isto no cartaz.

Isso não teria sentido algum. Conforme explicou o garçom a promoção se aplicava a qualquer homem acompanhado de uma mulher, não necessariamente namorados ou pessoas casadas. Você iria pedir para um pai dar um beijo na boca de uma filha? A promoção é clara e a explicação é clara, o problema é que você (e as lésbicas também) estão querendo dar um sentido completamente para a promoção. E nenhum de vocês tem direito de fazer isso, visto que o dono do restaurante é quem define os termos do jeito que ele quiser. Ele queria uma promoção para homens acompanhados de mulheres. Usou para isso o termo "casal", que de fato explica bem a promoção, afinal de contas é o sentido principal da palavra, ou seja, "homem e mulher". Fim.

A questão é que em caso de consumo o vendedor do produto deve ser o mais claro e objetivo possível para evitar confusão e o atendente deve tratar o cliente ou possível cliente com cordialidade e não com a graça de um elefante bêbado dançando ao som da macarena.

A clareza da promoção também depende do bom senso dos clientes. Senão é fácil chegar em situações absurdas de nego tipo aquele folgado que foi no burger king com um galão de 20 litros roubar refrigerante na máquina "porque a promoção dizia que comprando um copo eu posso beber o quanto eu quiser". O cara é desonesto e é fácil perceber a desonestidade dele simplesmente verificando que na prática nenhum outro cliente "interpretou" a promoção do mesmo jeito. O mesmo se aplica às duas lésbicas aí. Certeza que haviam vários outros casais no restaurante, e certeza que haviam várias outras duplas de mulheres e homens, mas só as duas engraçadinhas quiseram dobrar as regras para, sendo duas mulheres, usufruirem de uma promoção que era claramente destinada a homens acompanhados de mulheres. Se só elas não entenderam a promoção, então o problema é delas e não do resto do mundo. Simples assim.

O respeito é obrigatório

Não, não é. Respeito é desejável. Mas se não se pode ter respeito de alguém, isso não implica necessariamente em sair intimidando as pessoas com processos e afins. Quem faz isso tem mente fraca.

/r/brasil Thread Parent Link - g1.globo.com