Sabemos acerca dos atos e especulações durante a ditadura militar; mas quase ninguém aborda da motivação do acontecido. Porquê?

Os dois lados estavam repletos de gente que não se incomodava de passar por cima da democracia para alcançar o poder. A diferença é que um lado era mais forte e, portanto, cometeu atos ainda mais asquerosos do que o outro. Eduardo Jorge, que continua sendo de esquerda até hoje, já confessou numa entrevista que o objetivo dos guerrilheiros não era a democracia, mas sim uma ditadura do proletariado o que, na prática, não é muito diferente do que acontece em Cuba e semelhantes.

Torturar presos políticos é uma coisa horrorosa e Ustra devia ter sido condenado pelo que fez, mas matar um soldado de dezoito anos só porque o general do quartel insultou os guerrilheiros por um roubo de armas que haviam cometido num hospital também é um ato execrável. Não quero dizer que se equipararam em seus atos: os ditadores foram muito piores; quero dizer que se igualaram no caráter: os guerrilheiros foram tão desprezíveis quanto os ditadores e, se não fizeram tanto quanto os seus adversários fardados, foi simplesmente por não estarem no poder. Ou seja, o que houve foi uma pequena guerra entre dois grupos fanáticos: um no poder, outro querendo chegar lá.

Mas essa guerra, é claro, não foi o único crime da ditadura: também houve represália e perseguição a grupos pacíficos, além da óbvia censura à liberdade de expressão. Não duvido, entretanto, que essas coisas também ocorreriam se alguém semelhante ao Marighella estivesse poder.

Os verdadeiros heróis da ditadura - e eles são heróis - foram os que se manifestaram pacificamente pela democracia, não os que se manifestaram armados pelo marxismo.

/r/brasil Thread