Se cada estado brasileiro virasse um país independente, quais seriam os primeiros a entrar em guerra um com o outro e porquê?

Claro, cada estado com suas leis trabalhistas somente facilitaria o intercâmbio de profissionais e simplificaria as relações trabalhistas. O mesmo em relação às leis civis (que interferem diretamente nas relações privadas e contratos). /s

Sim, mas e? Cada estado teria uma lei que reflete melhor a sua realidade e seus valores. E o trabalhador brasileiro teria uma escolha maior, afinal, mudar de estado é muito mais facil que mudar de país.

O mesmo em relação ao direito penal. Qual o sentido em você ter pena de morte para um crime numa cidade e noutra, 10km distante, para o mesmo crime, ter pena de 10 anos de reclusão? Isso não tem sentido nenhum.

Mesma situação acontece com paises diferentes, ora. Se um estado tem uma pena maior, é porque os valores daquele estado são diferentes. nada mais democratico do que isso.

s Estados Unidos hoje tem problemas sérios com essa divisão absurda de competências que eles tem lá. Casais homossexuais não têm reconhecimento de suas uniões em estados que não tem esses direitos para homossexuais. E ai? A herança daquela casa que o casal homossexual comprou junto indo somente para os pais do falecido fica como?

Preço da liberdade.Tenho certeza que os EUA tem uma maneira de lidar com isso, que não é uma coisa inédita para eles... Afinal, um pais que conseguiu conviver com estados aonde a escravidão era legal e outros não por muitos anos, com certeza tem uma maneira de lidar com esse tipo de situação. Não só isso, eles tem estados que não permitem a entrada do FBI, eles tem uma penca de legislações diferentes desde sempre, e tem mais de 200 anos de experiencia em lidar com isso. Casamento gay é só mais um paragrafo no grande livro de divergencias estaduais.

Essas autonomias estaduais, inclusive, é o que permitiu legalização da maconha, casamento gay, aborto e várias outras coisas. Aqui no brasil, estados progressistas como RS ficam ancorados.

Esse tipo de autonomia da uma liberdade enorme para os americanos. Mudar de estado é infinitamente mais facil do que mudar de país.

Inclusive foi um argumento muito forte para a legalização do casamento gay em varios estados: atrairia gays, que costumam ter um nivel de educação mais alto, logo, mão de obra de maior qualidade.

As competências legislativas da União são as que demandam um tratamento homogêneo. Os estados e município ficam com seus respectivos interesses.

Isso não é um fato, é uma opinião, e ideológica. Os EUA por exemplo tem uma ideia muito diferentes do que demanda um tratamento homogêneo ou não. Lá não é samba do criolo doido, a constituição americana é soberana

Acho engraçado esses seus argumentos economicos, como custo adicional e etc, sendo que os EUA são basicamente a maior potencia economica do mundo em quase todos os aspectos, então algo eles devem ter feito certo né?

E essa afirmativa de que os mensaleiros seriam julgados como criminosos comuns é mentirosa. Os EUA têm uma suprema corte, por exemplo, vertical em relação a todas as outras cortes estaduais. E mesmo que assim não fosse, os Tribunais de Justiça certamente teriam foros por prerrogativa de função.

Concordo.

. Ademais, mesmo o dinheiro que fica na União obviamente vai ser investido em algum lugar e esse lugar obviamente são os municípios.

Anh? Municipio não é o lugar fisico. O lugar fisico é municipio, estado e união ao mesmo tempo.

/r/brasil Thread Parent