Semana de 4 dias

Acho que sim daqui a 20 anos. Vou falar numa perspectiva empresarial porque é isso que conheço e numa perspectiva de 32 horas semanais: 4 dias de oito horas.

Neste momento existem alguns problemas: 1) tempos mortos no horário de trabalho ocupados com cafés, almoços, conversas com colegas, idas à casa de banho de meia hora, etc. 2) uma má gestão de recursos e ferramentas que leva a que se façam deadlines desajustados ou que se perca demasiado tempo com assuntos que não têm relevância imediata para o trabalho em mãos 3) se trabalharem para um projeto de outra empresa por exemplo (muito específico, eu sei), clientes que trabalham 5 dias por semana aos quais faz confusão que as pessoas que contrataram trabalhem 4.

Se acho que a semana de trabalho de 4 dias poderia ser uma mais valia para estes problemas? Acho. Se é a solução? Não.

Tem de haver uma maior confiança dos patrões nos seus trabalhadores. Tem também de haver uma cultura de deadlines e trabalho entregue. Cá não se passa isso. Se tu terminares uma tarefa mais rápido, não és recompensado por isso. Antes pelo contrário. Recebes mais trabalho.

Enquanto estes temas na cultura de trabalho portuguesa não se alterarem é complicado tirares 8 horas de trabalho semanais.

A meu ver a semana deveria ser do tamanho que o trabalhador quisesse desde que entregasse tudo o que se tinha proposto a entregar. Como é óbvio, dentro dos limites do razoável.

/r/portugal Thread