Sobre vencedores e perdedores nessa eleição...

Mas voltando a comparação com consumo/mercado. O consumidor tem recompensa e efeito direto sobre o que consome, e ainda assim consome mal, ainda assim é enganado por minorias motivadas, ainda assim forma verdadeiros cultos ao redor de uma marca, etc... e isso que as empresas são proibidas de fazerem várias praticas que seriam ainda mais tensas.

Sim. Mas esse problema não se resolve com nada do que eu estou falando, e eu nunca propus isso.

Você fala que só precisaria saber honestamente se alguém está satisfeito com algo, mas esses 'consumidores' são enganados para serem satisfeitos com algo ruim para eles.

É impossível saber se alguém está sendo perfeitamente honesto. Não existe mecanismo pra identificar isso de forma objetiva. A única informação que jamais poderemos extrair de qualquer pessoa é a informação ruidosa e distorcida que elas expressam.

Então esse problema que você aponta é cultural e social. Como falei lá atrás, o sistema de votação não toca na fonte da informação, apenas processa e agrega a informação dada de forma correta. Esse problema deve ser atacado com educação, incentivo do pensamento crítico, etc. Não existe outra saída, e se você acha que o meu ponto é que magicamente tudo vai ser resolver com um sistema de votação melhor, você entendeu errado.

O meu ponto foi que quando o sistema de agregação de informação é bom, quanto melhor a informação dada, melhor o resultado da informação agregada. Em um sistema ruim, mesmo informações boas (opiniões bem informadas) seriam agregadas em uma informação ruim.

Mas lembre-se que eu não estou argumentando por um sistema de voto quebrado como o nosso, sem duvidas seria uma melhora enorme em relação ao que temos. Só sugiro melhorias e cautelas.

Ótimo, então estamos de acordo. Eu estou atacando o sistema de votação por que é uma mudança objetiva, apartidária e formal que trará resultados bons imediatamente. Todos demais projetos em larga escala, no nosso modelo de sociedade hoje, dependerão de algum tipo de comportamento coletivo formal. A cultura de um sistema de votação representativo contribui para isso também. Quanto mais as pessoas acreditarem na democracia, mais elas farão o possível para impedir a sua manipulação, como você está falando.

Para fins de exemplo, um sistema hipotético seria condicionar o voto a demonstrar um "grau" de conhecimento sobre questões políticas recentes. Sabe aqueles testes sobre "estime quanto é a população negra brasileira", etc..? Acertando dentro de uma margem de erro, seu voto tem um weight maior.

Dar pesos é parte do problema. Esse é o ponto aqui quando critico mercados, por exemplo. Isso aí é um sistema elitista e anti-democrático, pois as pessoas que mais precisam ser ouvidas geralmente são as em piores condições de educação.

E diferente do consumo que de certa forma só afeta o próprio individuo consumidor, o voto afeta a todos.

Pelo contrário. TUDO que fazemos na sociedade afeta a todos. O voto não é diferente nem especial. Essa é a dádiva e a maldição de se viver em sociedade. Por isso que é tão importante termos mecanismos que maximizem o bem-estar dos indivíduos na sociedade em qualquer decisão em larga escala. Por isso que democracia é importante.

/r/brasil Thread Parent