Tem gente que realmente acredita que a greve dos caminhoneiros não tem culpa na crise dos últimos dias?

Entendo que tem gente que acha que coisas que terem piorado durante um período limitado de tempo é um preço aceitável para uma greve, por exemplo. Em certo ponto, eu também acho.

Aqui no Reddit já me conformei que meu pensamento é diferente e considero o usuário inteligente e informado o suficiente para chegar a sua própria conclusão.

A greve teve um custo muito baixo pelo que ela representa - não necessariamente em ganho real. Não é exatamente esse cálculo de custo benefício de x coisas faltar e 0,46 centavos só pra eles. É que eu acho o direito de greve fundamental, acho uma das ferramentas mais eficientes de negociação principalmente com governos como o nosso - que caga e anda pro que a população ou para o que uma categoria expressa de outro jeito.

Um exemplo? A gente vive indignado com nosso legislativo, com o judiciário, com gastos públicos... Vira e mexe vemos notícias de que aumentaram os próprios salários. Ou que criaram medidas para dificuldade a renovação dos candidatos. Ou que aposentaram um juiz que fez merda. Temer fez e desfez pra se salvar das denúncias e cedeu sei lá quantos bilhões em emendas. A gente aqui em baixo na povolandia discorda. Adianta?

Os caminhoneiros e suas demandas poderiam: A) fazer o que fizeram até serem ouvidos. B) pedir por favor pro governo e ser ignorado. C) tentar mobilizar a população para um protesto maior, que incluísse mais, e esperar sentadinho porque sem o apoio da mídia a população não vai. D) trocar de carreira. O que não é algo simples, viável - pensa nos números do desemprego - ou até mesmo desejável pra nós se forem muitos deles. E) Ou aceitar trabalhar por menos do que acham justo.

Eu acho que nossa discussão deveria ser por que raios uma categoria só tem esse poder? Porque, sim, eles têm. Daqui uma semana, volta tudo ao normal e cadê que os "reféns" dos caminhoneiros que somos nós vamos nos reunir pra exigir coisas como transporte ferroviário eficiente? (Nem sei se é a solução, só estou caraminholando)

Vamos continuar reféns da situação do país e ninguém vai mover um cílio pra mudar. Depois a gente reclama que uma categoria resolveu cuidar da própria vida com as armas que tem antes de esperar o milagre de conseguir algo por outro meio.

E quanto ao custo que isso vai ter pra população: é pequeno perto do que nos custa tudo que nos é tirado por ineficiência, incompetência, corrupção, e principalmente nossa própria inércia. A gente só quer um dia tranquilo, sem se envolver, custe o que custar. E isso custa muito caro.

Vou ser downvotada até o inferno aqui, eu sei. Eu li o que vocês acham o dia inteiro porque quero entender. Mas não me convenci.

Continuo achando que a gente deveria discutir por que somos reféns desse tipo de situação - não de uma categoria que só estava cuidando do seu lado porque ninguém vai - mas da situação. É mais amplo do que "caminhoneiros gananciosos". Nós, gente que se fodeu, não devia manter o mesmo comportamento quando o resgate for pago.

Mas a gente não vai fazer nada. Nem quanto a isso, nem quanto a questões mais graves que nos fodem até mais dia a dia de forma menos gritante..

/r/brasil Thread