Você que votou no Jair Bolsonaro

É bem simples, e eu não entendo como muitos aqui não entenderam ainda. Uma única palavra: WhatsApp.

Não votei nele, mas minha família e parentes todos votaram, a maioria. Ontem tava me sentindo meio masoquista e decidir falar sobre política com meus pais. Cada um deles possuem dois diplomas universitários, meu pai tem mestrado, minha mãe tem mestrado e doutorado. Os dois são católicos, classe média alta.

Algumas das coisas ditas ontem:
(Eu) "Vocês ao menos viram o sujeito alguma vez falar sobre os planos de governo dele? Sobre economia? Já viram o vice dele abrir a boca? Ele não tem proposta, tá levando tudo na barriga e falando o que o povo quer ouvir. Ironicamente, ele se parece muito com o Lula antes de se tornar 'lula light'"
"Sim mas e o PT??? Meu filho, se o PT ganhar, isso aqui vira venezuela! Eles mesmo disseram bem claro! Se ganharem vão vir com força contra a classe média"
...
"Pelo menos durante a ditadura a educação era bem melhor nesse país."
(Eu) "É... eu tenho certeza que as coisas eram ótimas, se não fosse por um pequeno detalhe, sabe... tipo, tortura e pessoas desaparecendo."
"Mas quem eram essas pessoas sendo torturadas??? Era a turminha da dilma e do lula explodindo carros!"

Daí você se pergunta o que faz duas pessoas com nível alto de educação defenderem essas idéias absurdas. Pra mim é uma combinação de medo com o poder de tribalismo das redes sociais. Uma coisa em comum entre os meus pais (e qualquer um dos meus familiares e parentes) é que eles passam o dia todo olhando pra aquela telinha verde do whatsapp.

Trump não foi eleito do dia pra noite. Foram no mínimo 8 anos de fox news + rush limbaugh + redes sociais literalmente plantando o medo nos americanos até ele se elejer ("the white man is being purged!", "they gonna take our guns!", "feminists are taking our kids!", etc). Exatamente a mesma coisa na Turquia até o Duterte ganhar apelo em massa ("extrangeiros estão invadindo", "nossa religião está sob ataque", etc). Também o mesmo acontecendo em alguns países da europa (França, Inglaterra, Grécia, etc).

Sempre a mesmo processo. Medo + Redes Sociais, até aparecer alguém de extrema direita que vai salvar o país. No Brasil esse processo foi acelerado devido as cagadas do PT, de toda roubalheira e da crise econômica. Dizem que é a Rússia por trás de tudo isso, e mesmo eu que nunca dei muito crédito pra essas teorias de conspiração confesso que tô quase começando a acreditar.

Não sei qual a solução, só sei que qualquer tipo de agressão verbal contra essas pessoas que estão elegendo o bolsonaro agora só resulta em mais medo, solidificando ainda mais suas posições. Meus pais convivem todo dia com minorais e nunca fariam mal à uma mosca, com filhas na família eu tenho certeza também que eles não gostariam de viver em um país que as trata mal. Mas não subestimem o poder de vários anos de desinformações ao alcance de um toque.

Brainwashing is serious business.

/r/brasil Thread