Povo mais pobre. Banqueiros mais ricos. - Este é o Brasil.

Os EUA tem um débito de 19 TRILHÕES de dólares. Esse número é tão bizarro que não da nem pra compreender a imensidão disso na cabeça.

Além disso os EUA tem um esquema muito bizarro, eles pagam juros sobre RESERVAS BANCÁRIAS.

O único juros que o Banco Central de um país control é o juros do mercado interbancário. Por exemplo, se o Banco A empresta muito dinheiro e não consegue atingir o compulsório, ele pede dinheiro emprestado do Banco B. Por esse empréstimo é paga a taxa de juros determinada pelo Banco Central, no Brasil é chamada de SELIC.

Certo até aqui?

Agora imagine um Banco A que emprestou muito, ele tem que pagar a SELIC para pedir recursos emprestados do banco B. Dessa forma a SELIC é como um limitador, se o BACEN sobe ela fica mais difícil para os bancos fornecerem crédito.

Nos EUA essa regra foi completamente quebrada. Lembra dos bancos cheios de títulos podres em 2008, que rolou o famoso bail out para salvar as instituições financeiras dos EUA?

O que o governo la fez foi uma coisa bem bolivariana, eles imprimiram dinheiro e compraram os títulos podres dos bancos para salva-los.

O problema é que se você joga um monte de dinheiro na economia você cria uma inflação de precos desenfreada. Imagina, de um dia para o outro a quantidade de dinheiro na economia triplica.

Pra conter isso o governo americano teve a brilhante ideia de pagar juros para os bancos NÃO emprestarem esse dinheiro. Ou seja, o governo americano passou a pagar 0.25%a.a. para o dinheiro que os bancos tem em reserva.

Ou seja, o governo deu trilhões de dólares para os bancos americanos em troca de títulos podres e passou a pagar 0.25% de juros para que os bancos não emprestassem esse dinheiro para o povo, o que geraria inflação de preços.

Talvez você já ouviu a história sobre como os juros nos EUA são zero. Como aqui, la o Banco Central também só controla a taxa de juros interbancário. O problema é que la existem tantas reservas por causa desses trilhões que foram dados aos bancos que eles NUNCA vão precisar pagar taxa de juros interbancário. Os bancos tem tanto dinheiro em caixa que essa taxa é irrelevante, ou seja, nos EUA o Banco Central não tem o poder de restringir o crédito com a taxa básica de juros.

O que o Banco Central la pode fazer, no entanto, é pagar mais juros sobre esses trilhões que os bancos tem de reserva para impedi-los de emprestar.

Vamos a números, os bancos americanos tem 2.6 TRILHÕES em reservas. O FED estava pagando 0.25%a.a.

Isso da 6.500.000.000 por ano só para manter essas reservas nos bancos e não deixar gerar uma inflação gigante que iria destruir a economia.

Fim do ano passado para impedir que esse dinheiro começasse a entrar na economia causando inflação o FED aumentou essa taxa paga de 0.25% para 0.5%. Ou seja, agora o Fed gasta 13 bilhões por ano só para segurar a inflação.

O único detalhe é que para efetuar esse pagamento o FED não faz novas dívidas, esse dinheiro sai diretamente do orçamento do governo. Ou seja, cada centavo que o FED gasta pagando essa taxa para manter o dinheiro nos bancos sai do tesouro americano.

Imagine se a taxa for para 1%? Os bancos vão deixar muito mais dinheiro em caixa e facilmente o FED pode estar pagando 50, 60, 100 bilhões por ano. É um golpe brutal direto no orçamento.

A economia americana está uma bagunça, existem 19 trilhões em dívidas, quase 3 trilhões em reserva nos bancos, a taxa básica de juros lá não quer dizer nada, eles estão gastando bilhões anualmente para manter esses 3 trilhões de reserva sob controle, estão fazendo um Quantitative Easing atrás do outro (jogando dinheiro na economia), a taxa de emprego ta estável mas as pessoas estão trocando trabalhos em período integral por meio período, a produtividade está caindo.

A economia americana está completamente sem fundamentos, mas o país é muito rico. Não sei quanto tempo vai aguentar, 10 anos? 5? ninguem consegue dizer. Mas ou algo muda, ou a bomba eventualmente vai estourar.

/r/brasil Thread Parent