Senado cria comissão para estudar modelo de 'semipresidencialismo'

Temos um probleminha na representatividade de nossas eleições, que é a combinação entre o sistema de quociente eleitoral (é um método meio perverso, mas que dá proporcionalidade nas eleições legislativas) combinadas com a bomba que são as "coligações eleitorais". É um método ruim, feito pra beneficiar políticos escrotos, que precisamos mudar antes de jogar a culpa no "povo".

Literalmente falando, muitos deputados não foram "eleitos pelo povo", foram eleitos por esta trambicagem eleitoral que pouca gente sabe como funciona.

Por exemplo, veja o caso de um "Doutor Pilantra" desses. O cara fez fez uma mega campanha e angariou votos de quem é desinformado, mas ele tem um problema: a maioria das pessoas sabem que esse cara é bandido, que rouba dinheiro público. Se depender somente do voto popular, jamais o Doutor Pilantra seria eleito.

Até porque muita gente prefere votar no candidato "Zé Honesto", um candidato humilde, que não fez uma grande campanha mas que é decente. Existem muitos Zé Honestos por aí. O que pouca gente sabe é que o Zé Honesto é um candidato laranja: ele não está concorrendo nas eleições para ser eleito, e sim para dar uma força no quociente eleitoral do Doutor Pilantra. É que se o Doutor Pilantra colocar uns dez candidatos Zé Honestos, os eleitores podem querer votar nos "honestos" e acabarem elegendo o pilantra. É essa nossa "democracia".

O que piora as coisas é que os partidos políticos fazem essa suruba que são coligações em eleições proporcionais. Ninguém é de ninguém, você precisa ter acesso à pesquisas eleitorais atualizadas pra saber quem é o pilantra que você vai eleger votando no seu candidato honesto. Talvez seja um pilantra de outro partido.

E os meios de comunicação não ajudam. Os partidos fazem pesquisa eleitoral para cargos do legislativo - é claro, eles precisam - mas ninguém divulga essas pesquisas. Os jornais não têm interesse - preferem focar na eleição do legislativo.

A única métrica q

/r/brasil Thread Parent Link - 1.folha.uol.com.br