A filosofia serve para alguma coisa?

Porquê? O Universo apareceu desde o nada?

Já expliquei. A primeira coisa que existiu não pode ter uma causa, pois nesse caso a primeira coisa que existiu foi na realidade essa causa.

A existência de uma causa para a primeira coisa que existiu leva inevitavelmente a uma contradição, pelo que concluímos que a primeira coisa que existiu não pode ser precedido de causa.

Ou sempre existiu (a Física e Astrofísica parece apontar o contrário)?

Não temos como responder a tal questão. Provavelmente o problema até é estarmos limitados à nossa noção de tempo.

Tanto quando sabemos a realidade até pode estar cheia de universos sem qualquer relação espacial ou temporal entre si.

Até a seres unicelulares, até às proto-células, mas nada explica a existência de consciência, do "eu", do que propulsionou a tua existência como um ente.

A evolução explica.

A evolução levou à existência de seres complexos como nós, capazes de criar dentro de si uma simulação da realidade de forma a que conseguem fazer previsões do que acontece nesta realidade e das possíveis consequências dos seus atos de forma a que conseguem sobreviver e passar os seus genes.

Voltamos aos ao mesmo, não estou a perguntar sobre o mecanismo, mas a ligação com a tua consciência. Para teres um instinto, tens de ser consciente, tal como um pensamento, e essa barreira não consegues explicar até à data, como a consciência é criada, o que levou ao seu aparecimento e se é artificialmente replicável e, se não, porquê.

Não sei se entendo a questão. Não estarás a criar um problema onde não existe?

A consciência, bem como o instinto, são produtos da evolução.

Fora as dificuldades técnicas e a complexidade necessária, desconheço qualquer motivo que nos impedisse de replicar artificialmente a consciência.

Tanto quanto sabemos, pelo menos, mas, se assim o é, porque/como somos nós conscientes?

Já expliquei. Umas células resolveram replicar-se, volta e meia criavam estruturas um bocado mais complexas sem comprometer a habilidade de replicar, que por sua vez numa nova replicação poderiam gerar outra estrutura mais complexa, isto durante milhares de anos.

O resultado foi eventualmente terem surgido estruturas altamente complexas como seres humanos, dotados de consciência.

Como a consciência não comprometeu a nossa capacidade de replicar o ADN, até teve algumas vantagens nalguns aspetos. A consciência também tem aspetos negativos, a realidade é dura e isso pode tornar-nos depressivos, mas é precisamente para isso que a evolução também nos dotou de fortes ilusões para não termos de lidar com a frieza da realidade.

Preferível para o bem comum.

Aquilo que é o bem comum depende da opinião de cada um.

Então mas é essa a questão, ou faz parte, um objecto é relativamente imutável por si, um corpo não. Portanto para já, podes dizer que és a mesma pessoa que há 10 anos?

Tens noção que este é um belo exemplo do tipo de discussões inúteis da filosofia?

Para responder à tua pergunta temos primeiro de remover a ambiguidade inerente ao facto de nem todos os termos da tua questão terem um significado bem definido.

Nomeadamente, "eu ser a mesma pessoa" não é um conceito bem definido. No entanto se eu te pedir para reformulares a questão de forma a removeres essa ambiguidade, tu vais estar automaticamente a responder à questão.

/r/portugal Thread Parent