Dilma diz que Temer deveria criar imposto e evitar cortes na área social

Vale lembrar que em 2008 estava acontecendo a crise americana, dessa forma tudo que se falava sobre economia era referente a crise deles. Mas os economistas sérios já alertavam que o modelo de expansão creditícia era insustentável e que o Lula ia levar o país pro buraco.

As nuvens negras estão caminhando dos EUA e dos países europeus para a China e o Brasil. E a velocidade dos movimentos de capital vai definir quando a crise chegar.

http://www.terra.com.br/istoedinheiro-temp/edicoes/571/imprime101104.htm

Ainda mais séria foi a expansão da carga tributária e dos gastos públicos. A expansão dos gastos sociais deveria ter sido financiada com redução de gastos administrativos do governo, especialmente aposentadoria do funcionalismo publico, jamais com expansão da carga tributária.

http://ricamconsultoria.com.br/news/entrevistas/cenario-politico-e-economico-brasil-e-mundo

Com financiamentos de automóveis que chegam a 72 meses, a classe C está impulsionando o rápido crescimento da indústria automotiva no Brasil, que dobrou sua produção desde 2000 e vendeu mais carros no primeiro semestre de 2008 que em todo o ano de 2003, além de milhões de motos vendidas à credito. Os novos consumidores também impulsionam a enorme expansão do uso de computadores no Brasil, com vendas que quadruplicaram desde 2003. Alguns economistas afirmam que o consumo tomou o lugar das exportações como principal motor do crescimento econômico do Brasil. Esse consumo crescente vem navegando num mar de crédito fácil, que faz parte da proliferação mundial de ativos financeiros.

...

Segundo Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central e membro de nosso Instituto: “Essa onda de endividamento do consumidor no Brasil começa a ser preocupante e há pouco foco nas questões que devem ser responsáveis pelo crescimento mais acelerado e sustentável. Eu me refiro à qualidade da educação, ao desenvolvimento da infra-estrutura, ao aumento da taxa de investimento”

http://www.estadao.com.br/ext/especiais/2008/09/gall.pdf

Várias pessoas já alertavam que o "crescimento" era fantasioso, o que o Lula fez, de expandir o credito reduzindo juros na canetada, é algo bem documentado, todo economista +- capacitado sabe que isso termina em desastre.

/r/brasil Thread Parent Link - 1.folha.uol.com.br