Explainlikeimfive: como a situaçao economica do brasil chegou nessa situaçao e quais as possiveis saidas para essa crise?

Veja esse gráfico que mostra a expansão do crédito no Brasil, repare o salto que da em 2003-2004 pra frente:

http://i.imgur.com/tBzFXvf.png

No nosso atual sistema monetário e bancário, quando uma pessoa ou uma empresa vai a um banco e consegue um empréstimo, o banco cria dinheiro do nada (exatamente isso, o banco pode emprestar dinheiro que ele não tem, ou seja, ele cria dinheiro e coloca na conta de quem está pegando emprestado sem tirar de outra conta).

Um aumento da quantidade de dinheiro na economia, gerado pela criação de crédito bancário, faz com que, no primeiro momento, haja uma grande sensação de prosperidade. Aumenta o consumo, aumenta a demanda por mão-de-obra em todos os setores da economia, aumenta o emprego (na indústria, na construção civil, nos setores de serviço, varejista e comércio em geral), aumentam os salários, aumenta a renda nominal, aumentam os investimentos.

No primeiro momento, há uma grande sensação de prosperidade. A renda nominal aumenta, os investimentos aumentam, o consumo aumenta e o desemprego cai.

E isso, de início, estimula os números do PIB, do emprego e da renda.

A sensação vivenciada pelas pessoas durante essa fase de prosperidade artificial é maravilhosa: a renda nominal cresce anualmente, investidores se animam ao ver que o valor de suas ações cresce diariamente, carros zero são vendidos em quantidades crescentes, apartamentos são vendidos ainda na planta; políticos se beneficiam dos números dessa economia que parece estar vivendo um grande momento, e começam a fazer proselitismo ideológico; burocratas responsáveis pelo orçamento do governo ficam impressionados ao descobrir que, a cada ano, a receita aumenta em cifras de dois dígitos.

Enfim, a expansão do crédito gera distorções, mas gera uma prosperidade artificial que faz a alegria de muitos.

Isso aconteceu de 2004 a 2010 no Brasil.

Só que, mais tarde, as duas principais consequências de toda essa expansão do crédito serão o endividamento e a inflação de preços.

E é aí que a coisa vai começar a degringolar.

/r/brasil Thread