Faz hoje 43 anos que Portugal evitou ser empurrado para uma ditadura comunista: tentativa de golpe de estado de 25 de Novembro de 1975

Precisas de ler isto. Os paraquedistas de Tancos, os mesmos que se revoltaram contra as Forças Armadas e ocuparam várias instalações na zona de Lisboa no dia 25 de Novembro de 1975, não tinham qualquer vínculo ao PCP. Não há nenhum documento que demonstre que os paraquedistas tinham qualquer ligaçao com o PCP ou com o Otelo sequer, o mesmo que tinha sido cortejado por todos os partidos de esquerda, incluído o PCP. Há, pelo contrário, documentação que prova que o Otelo estava a dormir em casa durante a ocupação dos paraquedistas. E há documentação testemunhada de que o PCP garantiu ao Presidente da República que mandaria os militares simpatizantes do PCP não participar nos conflitos militares que sucederam ao 25 de Novembro, de modo a deixar claro que o partido nada tinha a ver com nenhuma das fações envolvidas.

Os paraquedistas foram parados pelo Grupo dos 9, no qual o PCP tinha simpatizantes, e a história acabou aí. O PCP ficou no Governo Provisório e na Assembleia Constituinte antes, durante e depois do 25 de Novembro de 1975. Se tivesse orquestrado qualquer tipo de golpe de Estado com certeza teria sido afastado do GP e da AC. Mas não foi.

/r/portugal Thread Parent Link - ensina.rtp.pt