Ganhar algum dinheiro à parte

Já há muito que ando a tentar procurar trabalho no Upwork, como tradutor/ghostwriter/proofreader/editor/etc, e tenho que dizer: fds que é difícil.

O problema é que o mercado já está mais saturado que sei lá o quê. Os indivíduos que já começaram a ser freelancers nesses sites primeiro que nós ganharam mais reviews positivas primeiro e agora são só eles a ganhar praticamente todo o dinheiro.

No meu perfil, por exemplo, tenho lá uma ótima foto, ótimo texto acerca de mim e das minhas skills (escrito primeiro em inglês e depois em português, só para ficar claro), portefólio com as minhas experiências na área, e resultados dos testes em inglês que eu fiz no site com pontuação 4.9 de 5), e mesmo assim, apesar de inúmeras tentativas de candidatura aos empregos lá postados, raramente há resposta de volta.

Na minha opinião, acho que é um desperdício de tempo agir nesses sites. Talvez se surgir um novo site assim e um gajo se meter nele logo nos primeiros tempos para ter uma vantagem, mas fora isso, acho que já não vale a pena. Digo por experiência. E de qualquer maneira, a maior parte dos trabalhos, incluindo os de tradução, não pagam practicamente nada, especialmente com as taxas exorbitantes que estes sites têm (no Upwork o site fica-te com 20% dos teus ganhos...).

Comecei recentemente a levar programação mais a sério, no entanto. Isso é outro mercado com muita procura e remuneração bem mais elevado. É é preciso estudar muito, e ter em conta que esta área também tem o problema de já haver muita malta lá metida. A maior parte dela só tem conhecimentos base (saber fazer um site, por ex.), no entanto, e é possível evoluir infinitamente mais que em muitas outras áreas, como a tradução. Em adição a isso, ser um grande programador dá acesso a muitos opções fora do freelancing, por isso nunca se perde.

/r/portugal Thread