Marcelo: Portugal deve "desculpa" e responsabilização plena pela colonização - Atualidade

Ok fixe. O senhor representa Portugal. Se deve desculpa, peça-as como entender e acabe-se o assunto.

Quando andava na escola nunca me esconderam o que Portugal fez. Nunca me esconderam as condições que forçavam os escravos. Nunca me esconderam das intenções dos colonos, nem do impacto que depois isso teve no desenvolvimento dos países. Sabe porquê, senhor Presidente? Porque Portugal não precisa de pedir desculpa por caralho que seja, palavras o vento leva-as.

Ações é que importam. E Portugal não tenta apagar essa parte da sua história como muitos outros países. Igualmente, muitos outros países fazem disso toda a sua personalidade e história. Portugal sabe que há bem mais que isso. Olhemos em frente, senhor Presidente, porque o que foi feito está feito. E os Portugueses sabem bem disso e preferiam avançar com o raio da vida e ter boas relações com esses povos, com toda a informação que têm sobre o que aconteceu, sem que andemos aí a tratá-los como coitados.

E se nos vamos responsabilizar agora de algo que até nos responsabilizamos e bem sem denegrir a própria nação por isso, então o Brasil que se responsabilize também. A quantidade de comentários de brasileiros ressabiados a criticar a nação por ter sido colona é ridicula. Especialmente quando a maioria da cultura contemporanea do Brasil vem dos Portugueses que lá ficaram. É ridiculo responsabilizar a nação agora, quando nos últimos anos teve a sensibilidade de ensinar o que foi feito, as consequências e educar que não se deve tratar os outros da mesma forma, e quando o próprio Brasil recusa-se a aceitar a própria história.

Vá lá ver como é que os Tupi e Guarani são tratados por gente Brasileira descendente de colonos. E vá ver quantos aceitam essa realidade deles. Porque que Portugal foi colonizador toda a gente sabe. Escusamos agora de ruminar nisso quando podemos é avançar e melhorar, e não lamuriar.

/r/portugueses Thread Link - 24.sapo.pt