O problema com o liberalismo é o comunismo...

As duas coisas levam ao mesmo caminho, ao totalitarismo, a terceira via. Não existe mais socialismo isolado, ou liberalismo isolado. O liberalismo capitalista clássico morreu, assim como o socialismo/comunismo teórico do Marx também morreu. O movimento socialista não defende mais há décadas a economia planificada Bolchevique, nem mesmo o PCdoB aqui do Brasil, que aliás foi um dos primeiros partidos de esquerda a propor reformas liberais na economia para então começar as reformas de base socialista pois afirmavam que o capitalismo no Brasil era pouco desenvolvido e o socialismo só poderia florescer em países industriais mais avançados. Os comunistas já entenderam que não há como fazer economia planificada. Hayek prova isto. Sem mercado não há como fazer cálculo de preço, sem cálculo de preços não tem como planificar economia. Mesmo na URSS havia um extenso mercado negro. A terceira via, a junção do do liberalismo com o socialismo, é o que nós temos hoje na maior parte do planeta. estados gigantes com modelo de produção liberal.

Eu não vejo o liberalismo como um câncer menos danoso do que o próprio socialismo. Eu os vejo como duas facetas de uma mesma coisa. Duas pontas de uma mesma tesoura.

A única forma que enxergo de verdadeiramente deter o avanço do totalitarismo no mundo é pulverizando a propriedade privada por entre a população, na mesma lógica da pulverização de armamento civil. A única forma de nos defendermos contra o domínio do estado ou dos próprios capitalistas, é termos capacidade de subsistência. Locke chegou perto da necessidade da subsistência para a liberdade, mas G.K.Chesterton e Thomas Carlyle expandiram o entendimento da coisa e previram exatamente o que iria acontecer com relação a fusão do liberalismo real e do socialismo real.

Não se engane quanto ao liberalismo.

/r/brasilivre Thread Parent