Will capitalism survive the robot revolution?

Sinceramente não há motivo pra tal. Nunca vi nenhuma evidência de que a carga horária de trabalho diminui proporcionalmente ao aumento do desemprego.

Não falei isso, falei que as pessoas trabalham menos conforme ficam mais produtivas.

Isso que aconteceu durante toda a história da humanidade; pré revolução industrial as pessoas trabalhavam non-stop só pra comer.

Porém muito menos vagas. Sim, isso aumentou a produtividade e criou muitos novos ramos para as pessoas se especializarem. Mas pode ser uma anomalia histórica. Pode ser que não se criem novos empregos porque cada vez mais será mais prático colocar um computador pra substituir as pessoas.

E a produtividade vai aumentar mais ainda. Você acha o que? Que vamos usar robos para produzirem comida e deopis você pega a comida e joga fora? A produção vai acompanhar a demanda, se a demanda pode pagar 1 centavo por uma janta, e a oferta, por causa dos robos, for gigante, a janta vai custar o que a demanda pode pagar, 1 centavo. Não tem drama, é só pensar em oferta e demanda e parar de pensar nos discursos políticos.

Só quem mora na rua não teve a mesma melhora, mesmo com um salto gigantesco na produtividade. Não importa o quanto a produtividade aumente, se as pessoas não tem renda nenhuma elas não vão conseguir adquirir nada, nem criar demanda agregada para a produção.

Sabe o que ia acontecer com essa pessoa na época do rei espanhol? Ela estaria morta. Hoje a pessoa que não produz nada fica na rua, ganha uma esmolinha, pega ônibus, e come pão com bolinho e uma coca-cola no buteco. A 1000 anos atrás quem não produzia nada morria de fome ou levava sorte de achar uma igreja que tinha condições de doar um pão com banha.

O problema é que nem sempre isso é significado de mais emprego, embora o tenha sido no último século.

Emprego não é o objetivo final de uma economia, produzir é o objetivo. Se tem muita produção vai ter muito para as pessoas.

A sua produção gigante por causa dos robos vai ter que ir pra algum lugar, se a produção for GIGANTE e simplesmente não existir ninguem pra comprar pois todos estão desempregados as pessoas vão simplesmente desligar os robos. Não faz sentido OFERTA gigante e ao mesmo tempo DEMANDA inexistente.

Essa lógica sua é tão furada que é até dificil de discutir. Pense uma situação assim:

Um empresário malvadão emprega todas as pessoas do mundo, um dia apareceu um novo robo e ele substituiu todos os empregados dele por robos, agora ninguem mais tem emprego!

Todos vão morrer de fome?!?! As necessidades desses desempregados geram os empregos dos outros. O cara ta desempregado e passando fome, outro vai ir la e contratar esse cara pra plantar.

As pessoas vão simplesmente negociar entre elas, plantar, colher, dirigir caminhão, programar computadores, tudo normal... e agora os outros estão produzindo pra trocar pelas coisas do empresário malvadão.

Você não consegue ver a realidade porque você tem uma visão toda deturpada, você ve a economia como "A pessoa trabalha pra ganhar DINHEIRO, e ela troca o DINHEIRO por produtos".

A realidade é que as pessoas trabalham pra produzir RIQUEZA, não dinheiro. Se ela não tem "emprego", pois tudo é robotizado, ela não vai morrer de fome, ela vai achar outro jeito. Ela vai se juntar com outros que estão passando fome e vão TRABALHAR. Emprego SEMPRE existe, não existe desemprego. Uma pessoa que está passando fome pode simplesmente plantar a propria comida, e boom, nasceu um emprego.

Falar em "desemprego" e ao mesmo tempo "pessoas com necessidades" é ridiculo, pois a necessidade dessas pessoas geram empregos. A única forma de existir desemprego é se todas as necessidades da humanidade forem supridas e ninguem precisar fazer mais nada, talvez no paraíso seja assim.

Eu não propus nada disso.

Não, mas você é mais um que foi iludido pelos discursos de pessoas que querem isso.

/r/brasil Thread Parent Link - techcrunch.com