Explainlikeimfive: como a situaçao economica do brasil chegou nessa situaçao e quais as possiveis saidas para essa crise?

A bomba estourou pra gente. Justamente como eu expliquei, a mesma situação existe nos países desenvolvidos, mas la eles ainda estão segurando.

O Brasil simplesmente não tem condições de continuar abaixando mais e mais os juros e ir inflando a bolha pra segurar o estouro como os EUA faz.

Veja que nos EUA o juros é 0%. No Brasil isso nunca daria certo.

Mas isso é bom, é melhor ter a recessão e o reajuste agora do que continuar cavando o fundo do poço e ter um problema muito maior no futuro.

o fundamental é saber o por que está acontecendo agora

Está acontecendo porque o povo chegou em um limite de endividamento e os bancos não podem mais abaixar os juros.

Essa farra de crédito se auto-alimenta, é necessário que cada vez mais crédito seja criado para que as pessoas consigam pagar as suas dívidas e tomem mais crédito.

Lembra que eu falei que o crédito gera dinheiro novo? Imagine isso:

Você tem 100 reais na economia e 0 de dívida. As pessoas vão la e tomam mais 100 reais emprestado, e ainda tem 50 reais de juros.

Agora a economia tem 200 reais (100 que já tinha mais 100 que foi criado com o crédito) e uma dívida de 150 reais.

Todas as dívidas são pagas e sobra 50 reais, ai é feita outra rodada de crédito.

O pessoal toma 200 reais emprestados e precisa pagar 300.

Agora tem 250 reais na economia e uma dívida de 300, ou seja, não tem dinheiro o suficiente pra pagar todas as dívidas + juros. Nesse cenário a única salvação pro governo é que as pessoas continuem pegando crédito, dessa forma elas conseguem manter a bola de neve girando.

O crédito começa a pagar pelo crédito.

A hora que o povo se sente muito endividado e para de pegar empréstimos não entra mais dinheiro novo na economia, dessa forma os empréstimos anteriores começam a estourar pois a quantidade de dinheiro fica cada vez mais escassa, fica cada vez mais difícil pagar as dívidas, empresas que fizeram investimentos começam a quebrar, pessoas perdem as casas e os carros, etc.

/r/brasil Thread Parent