[Megathread] Ensino Superior: Dúvidas, Ajuda e Dicas

Em determinados cursos o choque do 1º ano em relação ao Secundário é verdadeiramente horrível. Em relação ao volume de matéria abordada, principalmente. No Secundário, bastava-me estar atenta durante as aulas e estudar a sério durante 2/3 dias no máximo para tirar notas altas nos testes.

No ensino superior, esqueçam. Especialmente se estamos a falar de cursos com bastante foco em Matemática e/ou Física. Não desistam, não desanimem, organizem-se, desenvolvam métodos de estudo para além de estudar até cair para o lado durante um fim-de-semana. Esse efeito não dura até ao final da época de exames.

  • Uma grande diferença que encontrei em relação ao Secundário foi o facto dos professores (pelo menos na minha faculdade) serem extremamente acessíveis. Coloquem-lhes dúvidas, visitem-nos durante as horas de atendimento se não se sentem à vontade para enfrentar a turma, façam-se conhecer, distingam-se dos outros 150+ marmanjos para que quando chegar aquele momento, naquela derradeira cadeira em que precisam desesperadamente de um 9,5 nem que seja por obra e graça do Espírito Santo, com recurso a rezas ou a água de cu lavado, o número mágico (que agora na faculdade é o 10) apareça na pauta. Não desprezem a componente da participação, pessoal! Façam os trabalhitos merdosos que só valem 7,5% da pontuação, mesmo que seja uma chatice estar a submeter documentos sem fim no Moodle.

  • Há professores ranhosos, sim. Professores que vos irão humilhar em frente à turma se se mostrarem ignorantes. Mas uma coisa que fui aprendendo ao longo do curso é que muitos desses professores ranhosos são aqueles que mais se interessam pelo nosso percurso académico. Já ouviram falar de though love? Não é cliché. Aprendam a lidar com os vários tipos de professor.

  • Se for um curso longo (leia-se Mestrado Integrado), os primeiros 2 anos serão naturalmente povoados por uma panóplia de cadeiras que serão absolutamente desprovidas de interesse e que para as quais não vale a pena encontrar qualquer utilidade e/ou sentido prático. Não desanimem, a segunda parte do curso será sem dúvida mais interessante.

  • Mesmo que não sejam muito sociais, esforcem-se por socializar. Aproveitem ao máximo a faculdade. As notas não são tudo.

  • As notas são, porém, importantes.

  • Uma coisa que me fartei de ouvir durante o último ano de curso é a importância do networking. Especialmente a nível empresarial e em contextos mais competitivos. Outra boa razão para socializar (desculpem a repetição, conheci muito boa gente que vivia apenas para o estudo e não recomendo).

  • Conheçam bem os estatutos legais da vossa instituição de ensino. Já aconteceu termos acesso a uma nova possibilidade de realizarmos um exame de um cadeirão simplesmente porque o professor deixou passar um prazo qualquer para apresentação de resultados (dos trabalhitos, viva a avaliação contínua!) e um par de alunos estava atento a essas pieguices. Enfim.

  • No início do ano, vão pedir-vos (em algumas faculdades) que elejam um representante que trate com o responsável pelo vosso curso. Elejam uma pessoa capaz, desenrascada, sem complexos em tratar com os profs e disponível. É essa pessoa que vos vai marcar os exames e que vai tratar de eventuais problemas que irão surgir. É um cargo extremamente importante, não é como ser o delegado de turma na escolinha.

Desculpem a wall. Boa sorte!

/r/portugal Thread