O mito da política limpa - tentar reduzir a corrupção sem reduzir o poder dos corruptos é cortar cabeças de uma hidra

Existe um mito de que o poder político precisa ser totalmente carta branca, total. Isso só funciona assumindo que pessoas de boa índole chegam no comando e que o sistema não é totalmente corrupto e corruptível. Mas a própria existência dessa abertura torna esses cargos perfeitos para quem quer abusar destes poderes.

Assumindo que eles operam dentro de um sistema de delegação de poderes democrático, o que a corrupção "em aberto" como está acontecendo é, você pode redefinir (por meio de iniciativas populares a manifestações gigantescas para sua aprovação na íntegra) os termos do mandato popular para limitar imensamente o poder e recompensas do cargo político, tornando-o uma obrigação não um benefício.

A população precisa definir de forma absoluta e irrevogável que cargos políticos terão termos limitados, teto salarial fixo e bem reduzido, nenhum benefício além do básico, e devem operar dentro de sistemas rígidos de transparência e com processos de revogação de poderes e punição ágeis.

Aquelas medidas recentes tentaram fazer um pouquinho disso, mas a população não sabe forçar essas coisas e acaba que só vê o sistema funcionando pra se proteger. Destrua esse poder, então. Por exemplo, por que o texto de uma iniciativa popular pode ser alterado e aprovado sem aprovação popular formal? Por que o sistema permitiria isso?

Corrupção por fora sempre vai existir de forma ou outra. Mas corrupção dentro do sistema só não é resolvida por que a população não sabe reagir, e esquecem quem que delega o poder pra quem aqui.

/r/brasil Thread Link - fee.org