Por quê carros tem todo esse "status"?

Voltei da China há pouco tempo e vou dar meu ponto de vista aqui comparando com o que eu vi nas grandes cidades de lá. Vi que isso não é coisa de brasileiro, aliás, comparando com eles, a gente se contenta é com pouco, achando que um compacto 1.6 é carrão.

Lá os carros são de 5 por cento baratos do que aqui, mas saem mais ou menos a mesma coisa em comparação ao poder de compra, ou seja, são caros pra cacete e você precisa trabalhar anos num emprego normal pra poder comprar um.

Só que nas cidades grandes, você quase só vê audi, mercedes, BMW, tesla... Só carros acima de 100 mil reais. E são muitos carros. Perguntei o motivo das pessoas levarem tão a sério carro, e eles tem uma palavra pro status ("face") deles: mianzi. Basicamente, seu valor social é agregado ao quanto você consegue mostrar que é foda. E o carro é a prova viva que você tem grana - mesmo que viva de aluguel. É mais provável você fechar um negócio lá chegando num carro alemão do que num carro chinês.

Enfim, aqui ou lá, não interessa pros seus coworkers se você tem uma vida massa andando de metrô, não pagando imposto e não se estressando - carro em alguns países emergentes ainda têm mais importância que a qualidade de vida, herança ainda de quando era para poucos. No Brasil e na China há 40 anos ter carro era para poucos, então seus chefes, tios e avôs ainda acham que compensa botar o salário de um ano todo no transporte. Agora com a crise e a evolução do nosso transporte público, fica evidente que o conforto do carro nem sempre compensa.

TL:DR - herança histórica, status > qualidade de vida e transporte público ineficiente até pouco tempo atrás.

/r/brasil Thread