Povo mais pobre. Banqueiros mais ricos. - Este é o Brasil.

Você fala que os juros são altos e que o governo deveria reduzi-los, mas se eles forem reduzidos o governo simplesmente quebra.

É como você chegar no banco e pedir um empréstimo a 5% aa, ninguem vai dar. O governo não pode colocar o juros onde quer, ele tem que respeitar uma coisa chamada realidade. Com inflação a 10% aa ninguem vai dar empréstimo a 5%, é literalmente jogar dinheiro fora.

A questão é, como o governo vai conseguir capital se não pagar juros altos? Ninguem vai emprestar pro governo a 9% se a inflação é 10. Ninguem vai emprestar a 11 se o CDI paga 13. O governo precisa captar recursos pra rolar as dívidas e precisa respeitar a realidade.

Você fala que o juros é alto mas não explica como abaixá-los.

EUA tem juros baixo porque a inflação é baixa. No Brasil temos uma inflação de 10% e uma moeda que perdeu 50% do valor perante o dólar em 1 ano.

Imagine um investidor que tem 100 mil dólares, ele investe nos EUA e ganha, sei la, 1%aa. Com inflação de 0.7 ele teve um lucro de 0.3.

Agora imagine se ele tivesse investido isso no nosso Brasilzao, o paraiso dos especuladores (certo?), que da dinheiro pros capitalistas malvadões.

100 mil dolares, ele teria trocado por 260 mil reais. Ai ele ia emprestar isso pro governo por 14% totalizando 296.400 reais.

Agora ele pega e converte pra dolar novamente e tem 74 309. Assim que o capitalista malvadão fica rico! Em um ano ele ganhou -25491 dolares!

O risco do país não é só default, parece que você não sabe economia. Dólar e Euro são moedas reconhecidamente saudáveis de países com economias e regras sãs. O Brasil é uma pseudo ditadura onde o governo zoa a economia a torto e a direito, corrupção corre desenfreada, a máquina pública é completamente inxada e burocrática, e a produtividade é uma piada. O real perdeu quase 50% do valor perante o dólar em UM ANO. Qualquer especulador que investeu aqui praticamente QUEBROU. Isso é risco também, não é?

/r/brasil Thread Parent