Quais profissões estão ameaçadas pelos robôs?

Como o vídeo tenta explicar, automação vai muito além de de robôs. E o progresso ameaça não apenas com automação mas com globalização também. Profissões "seguras" são as que envolvem algum tipo de creatividade (p.ex: design), empatia em relações pessoais (p.ex: garçom de restaurante chique, enfermeiros) ou levantaram protecionismos legais bem fortes para evitar a concorrência (p.ex: juízes). Mas mesmo profissões com protecionismo ameaçadas. Taxistas têm medo do Uber. Cirurgiões plásticos têm medo de clientes indo para países onde cirurgias são mais baratas, o chamado turismo médico.

Aqui vai minha lista:

1) Todas as profissões industriais estão ameaçadas. No Brasil elas já estão a ser substituídas por empregos na China. Na China já estão a ser substituídas por robôs. Esse processo tem implicações enormes. A desindustrialização é um dos principais motivos do colapso de partidos trabalhistas como o Labour inglês e o PT no ABC.

2) Todas as profissões ligadas ao comércio estão ameaçadas pelo comércio online. Na América do Norte há uma onda de shopping malls sendo fechados. Cadeias de lojas físicas de artigos específicos (p.ex.: artigos médicos ou eletrônicos) estão sendo extintas tão rápido quanto foram as lojas de discos. Livrarias vendem cada vez mais artigos que não se relacionam com livros. O segredo da sobrevivência do comércio não está mais em propiciar um produto mas em propiciar uma experiência prazeirosa de compra.

3) Nos últimos 40 a automação do agro-negócio transformou o Brasil de um país rural em um país urbano e inchou as cidades grandes com favelas e narcotráfico. Isso vai se intensificar muito, a mecanização do campo está se intensificando.

4) Telemarketing não dura 4 anos.

Pouca gente lembra mas, ante de ser nome de máquina, "computador" era uma profissão de humanos.

/r/brasil Thread Link - g1.globo.com