Como erros, boatos, mentiras e pegadinhas na Wikipédia afetam o mundo real

Eu geralmente entro, dou uma olhada nas fontes e, em alguns casos, até das fontes desconfio. Não por ser fonte da Wikipedia, mas porque algumas fontes não passam credibilidade. Quando o assunto é política, por exemplo, nenhuma parece passar.

Há uns meses meu amigo veio me dizer que sentia orgulho do melhor professor que ele teve. Segundo ele, o professor se recusou a dar entrevista à folha de São Paulo por ela ser parcial. Não discordei, não opinei, realmente penso que ha parcialidade em tudo, Gadamer que o diga.

Dias depois vi uma entrevista do tal professor dando entrevista sobre o ocorrido à revista fórum. Parece legítimo, mas tem um porém: A revista fórum é de esquerda, a folha é um portal de direita.

Após isso, discuti com esse meu amigo sobre isso e ele me disse que a revista fórum não era parcial, mas ele também é de esquerda. Isso me deixou com muita vontade de provar o contrário.

Nos meses seguinte, passei seguir a guerra política que virou esses meses e pude constatar que até na veja (sempre citada como pior fonte possível) havia manifestação dos lado de quem era contra o impeachment (poucas, mas havia pelo menos informações). Na revista fórum não. Pelo menos não encontrei.

Ou seja, aprendi que revista fórum é pior que a veja quando o assunto é parcialidade. O que dirá da folha que o historiador se negou a dar entrevista por ser parcial, já que publicam de tudo. Então, ele se negou porque crê que o portal e parcial, porém contra a ideologia dele. Pra fórum, igualmente parcial, mas a favor da ideologia dele, não.

Meu amigo disse que o problema não é a fórum ser parcial, e sim a folha ser muito maior e afetar muito mais. Pode ser, é uma outra discussão. Mas isso não dá o passe livre pra fórum ser parcial e ser chamada de imparcial.

Isso também se aplica a globo. Ela é parcial, mas muitos dos que falam isso seguem também outros meios parciais, mas que sustentam sua ideologia.

Por fim a conclusão de tudo isso que falei: O problema não é só a informação do Wikipedia, mas quem passa a informação ao portal e, também a fonte, e quem escreve a fonte.

/r/brasil Thread Link - motherboard.vice.com