Dúvidas sobre o Anarcocapitalismo/Libertarianismo? Pergunte que nós ancaps vamos te responder.

Sim, mas no socialismo "anarquia" eh um paradoxo.

Os socialistas falam que nao vai existir estado e vai existir o socialismo, o problema eh: O que voce faz com quem nao quer participar do socialismo, com quem nao quer socializar os meios de producao que eles fizeram?

Imagina que a gente vive em uma sociedade sem estado (o ideal dos Ancaps e dos Socialistas), eu vou la e apenas com o meu proprio trabalho (pra gente nao misturar mais valia aqui) faco um barco de pesca (um meio de producao), mas eu nao quero que outras pessoas usem meu barco de pesca. Nesse ponto voce vai ter uma encruzilhada com duas opcoes:

  1. A sociedade respeita a opiniao da pessoa e ela mantem o barco de pesca soh pra ela, nesse caso voce tem anarcocapitalismo e nao eh mais socialismo, pois existe um meio de producao privado.

  2. Voce toma o barco de pesca a forca, nesse caso nao eh mais anarquia pois existe uma hierarquia compulsoria sendo imposta.

Socialismo nao pode ser anarquista, o ideal dos socialistas eh o anarcocapitalismo.

E isso eh super real, eu tenho um colega super Marxista e eu transformei ele em anarcocapitalista com basicamente esse exemplo.

O que socialistas querem eh a opcao de montarem uma comuna dentro de uma sociedade anarcocapitalista, e eles sao livres pra isso, desde que nao forcem ninguem a participar.

/r/brasilivre Thread Parent Link - i.redd.it