O que você precisa saber para trocar o Microsoft Office pelo Libre Office?

Não sei, eu tive problemas para instalar steam e mais alguns programas no linux (programas que não estavam na central de programas e que tive que instalar manualmente), fui em fóruns postei, aguardei resposta, tentei. Tentei várias vezes e não instalava.

No windows tem a solução pronta digitando no google, pois como há mais usuários usando o sistema com certeza alguém já teve o programa.

Da maneira que você fala parece que a última vez que usou o windows foi no 95 ou 98, o 8 e o 10 são incrivelmente melhores, nunca tive problema algum de driver, e quando tenho a solução está no google em segundos, sem a necessidade de copiar e colar linhas de comando que nem sei direito o que fazem.

Para alguém que entende o sistema faz sentido. Mas para o usuário comum, tive muito mais crashes e fechamento repentino de programa no linux que no windows.

No seu caso, que usa até LaTex, faz sentido achar que o linux é simples, mas o usuário comum não sabe nem coisas simples como o que é um driver, ou incompatibilidade de drivers de vídeo.

Já tentei migrar para linux 2x, em 2011 e esse ano, nas duas vi mais problemas que vantagens, usei por alguns meses, mas não deu. Não ter a aparência de ter controle sobre as configurações básicas do sistema, e simplesmente copiar e colar linhas de comando sem nem saber de onde elas vem e o que elas fazem me dão uma impressão que eu não tenho controle algum do sistema operacional. Fora que praticamente todo os meus programas específicos da minha área de atuação não existem para linux . Existem algumas alternativas, mas muito piores que as versões de windows.

Para quem programa, usa máquinas virtuais e já está no meio geek do linux, perfeito. Você entende como funciona, é diferente.

Para usuários comuns que não querem estar vivendo em um fórum de linux, lendo tópico sobre tópico para entender como funciona, postando problemas , esperando um dia para receber a resposta, tentar arrumar, e ficar simplesmente copiando e colando linhas sem entender se onde vem e o que fazem. É, o linux para mim por enquanto só foi isso. Tive que desabilitar um driver da minha VGA e deixar o onboard por incompatibilidade de dois drivers, além de outros problemas.

Vou esperar mais alguns anos até tentar usar linux novamente.

/r/brasil Thread Parent Link - diolinux.com.br