Para pensar.

olha, com experiência familiar, o sistema penitenciário é horrível, mas um fator que comumente todos esquecem é o poder que facções tem sobre a vida de um penitenciário. vários acabam entrando em dívidas eternas sem poder sair - e se um dos caras quiser fazer tal corre, tu vai ter de ir. então uma vez que tu caiu nesse ambiente, e não consegue 'sobreviver', seja prover a família ou se prover lá dentro, esquece, tu vendeu a alma pro diabo. sofro muito pelo meu irmão que só lhe é dado a opção de ir a igreja caso queira sair dessa vida, e ele não curte essa parada. ele caiu em drogas pior da última vez que foi preso pq não tinha mais vontade de viver a vida. e nem é questão de emprego, ele conseguiu emprego em uma cooperativa. é essa vida que é difícil.

tem essa romantização do penitenciário que não consegue emprego unicamente pela sociedade enfadonha preconceituosa, racista, mas ninguém realmente tá discutindo uma forma efetiva de se combater a prevalência de facções em presídios e favelas. tipo, é dar murro em ponta de faca. a gente prefere discutir uma narrativa de polícia subindo entrando na favela e fudendo com tudo, prendendo o rapaz negro que depois não vai ter emprego depois de preso, que é sim realidade, mas não adicionar a essa narrativa a prevalência das facções nesses ambientes e como esse rapaz pobre e negro tá num ambiente dominado por ela e a mercê da tua boa vontade. recrutamento é aberto e fácil.

sistema penitenciário num todo é falho, e eu sou abolicionista, mas precisamos discutir sobre o poder de facções no brasil pra melhor tratar sobre reabilitação

/r/brasil Thread Parent Link - i.redd.it